Topo

Academia de Hollywood anunciará candidatos ao Oscar nesta quinta-feira

EFE, Los Angeles

14/01/2015 17h17

A Academia de Hollywood revelará nesta quinta-feira os candidatos ao Oscar, entre os quais "Boyhood", o grande vencedor do Globo de Ouro, "Birdman" e "O Grande Hotel Budapeste" aparecem entre os favoritos para as indicações.

O mais provável é que a disputa fique entre "Boyhood", de Richard Linklater, e "Birdman", do mexicano Alejandro González Iñárritu, que têm tudo para lutar pela estatueta de melhor filme junto a obras como "A Teoria de Tudo", "O Grande Hotel Budapeste" e "O Jogo da Imitação".

Michael Keaton ("Birdman") e Eddie Redmayne ("A Teoria de Tudo") são apostas seguras para a disputa de melhor ator, enquanto Julianne Moore conta com todo o favoritismo para conseguir sua quinta candidatura, neste caso para melhor atriz por "Still Alice".

Segundo os especialistas, Patricia Arquette ("Boyhood") é nome quase certo na briga pelo prêmio de melhor atriz coadjuvante. O mesmo deverá acontecer com J.K. Simmons ("Whiplash") na categoria masculina.

O anúncio das indicações será realizado em uma cerimônia no Samuel Goldwyn Theater, em Beverly Hills (Califórnia), e será feito pelo ator Chris Pine, pelos diretores J.J. Abrams e Alfonso Cuarón e pela presidente da Academia de Hollywood, Cheryl Boone Isaacs.

Craig Zadan e Neil Meron, produtores da 87ª edição do Oscar, desta vez apostaram em realizar o anúncio das 24 categorias ao vivo.

Nas edições passadas, apenas as categorias mais relevantes eram anunciadas e as restantes eram publicadas na Internet ou em informativos recebidos pelos jornalistas credenciados para o evento.

"Em cada um dos três anos que produzimos o show, tentamos modernizar elementos do processo e da transmissão. Neste ano, ficaremos honrados por começar uma nova tradição que celebra as contribuições de todos os candidatos anunciando as 24 categorias", disseram os produtores.

A entrevista será dividida em duas partes. O evento começará às 5h30 locais (11h30 de Brasília), com a apresentação de Abrams e Cuarón, que levou para casa o Oscar de melhor diretor por "Gravidade" no ano passado.

Os dois produtores se encarregarão de anunciar os indicados nas seguintes categorias: melhor filme de animação, melhor documentário, melhor documentário em curta-metragem, melhor edição, melhor canção original, melhor design de produção, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem em 'live action', melhor edição de som, melhor mixagem de som e melhores efeitos visuais.

Oito minutos depois, será a vez de Pine e da presidente da Academia de Hollywood. Ambos subirão ao palco para divulgar os candidatos a melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor fotografia, melhor figurino, melhor direção, melhor filme em língua estrangeira, melhor maquiagem, melhor trilha sonora, melhor roteiro adaptado, melhor roteiro original e melhor filme.

"Este novo sistema permite à Academia reconhecer de forma mais clara a excelência de toda a indústria e ressaltar todo o espectro das Artes e das Ciências do mundo cinematográfico", ressaltou Boone Isaacs. O anúncio das indicações reunirá mais de 400 jornalistas de todo o mundo, calcula a Academia.

Os indicados nas 24 categorias terão que esperar até a cerimônia de 22 de fevereiro para saber se levarão algum Oscar da 87ª edição dos prêmios mais importantes do mundo do cinema.