Topo

EFE recebe reconhecimento de empresários espanhóis nos EUA por seus 75 anos

14/12/2014 06h58

Miami, 13 dez (EFE).- A Câmara de Comércio Espanha-Estados Unidos concedeu neste sábado um "prêmio especial" à Agência EFE, em reconhecimento a seu trabalho informativo ao longo de seus 75 anos de história, e pela contribuição à difusão das atividades das empresas espanholas no exterior.

O prêmio foi entregue no jantar de gala anual da Câmara, do qual participaram mais de 300 pessoas, entre elas os principais responsáveis das empresas espanholas nos EUA.

O presidente da instituição, Fernando Pérez-Hickman, destacou em seu discurso que hoje as siglas da EFE "garantem ao leitor no mundo todo um nível de objetividade e credibilidade no que é reportado".

O presidente da EFE, José Antonio Vera, assegurou em um vídeo reproduzido durante a festa que para a Agência EFE "é uma autêntica honra receber este prêmio em reconhecimento de nossa tarefa informativa no mundo todo, e de maneira particular na América e nos Estados Unidos, durante os últimos 75 anos".

"A informação das atividades empresariais foi uma parte intrínseca à sólida implantação da EFE na América. E é muito mais hoje, porque as empresas necessitam de meios que narrem com objetividade e em profundidade a complexa trama da economia global", disse José Antonio.

"Por isso o papel da EFE hoje é muito mais do que o de uma agência de notícias. Somos uma plataforma multimídia que cobre todo o processo de geração de informação e logicamente, com especial ênfase, a relativa às empresas espanholas e latino-americanas que enfrentam hoje os desafios de uma concorrência gigantesca no mundo todo", acrescentou.

O prêmio da Câmara de Comércio Espanha-Estados Unidos consistiu em uma peça de arte que representa o processo de transformação dos meios de comunicação nas últimas décadas.

A obra, da dupla de artistas MUHER (Francisca Muñoz e Manuel Herrera), simboliza as tiras de papel de um teletipo que, como os galhos de uma árvore, crescem para se transformar no complexo mundo da era digital de hoje, no qual a Agência EFE continua desempenhando um papel essencial como o maior fornecedor de conteúdos em espanhol no mundo.

Quem recebeu o prêmio foi o vice-presidente da EFE News, Laureano García, que lembrou que após 75 anos de história, a Agência EFE se transformou em "uma das quatro maiores agências do mundo e de longe a maior em língua espanhola, até o ponto de que hoje quase metade das notícias de agência publicadas na América Latina procedem da EFE".

O vice-presidente da EFE News também destacou que a filial americana da Agência produz "as principais notícias divulgadas pela imprensa hispânica nos Estados Unidos", e "com prudência" está começando a entrar nos meios de comunicação que utilizam o inglês, aos quais a EFE News apresenta "a visão latina do que ocorre no mundo".

García assinalou, além disso, que os clientes da EFE, e de forma especial as empresas, "avaliam a importância da comunicação em um mundo global, porque sabem que o caminho do sucesso empresarial passa por fazer as coisas bem e saber contá-las, para a própria organização e para os mercados".

O vice-presidente da EFE News também felicitou a companhia Altadis por seu prêmio como "Empresa do Ano" nos EUA.

O diretor-geral da Altadis EUA, Javier Estades, assegurou em seu discurso que este prêmio é um "reconhecimento" ao trabalho que a empresa realizou nestes últimos anos, nos quais conseguiu se situar como "uma das empresas líderes no mercado de charutos premium americano".

Participaram da festa anual da Câmara de Comércio Espanha-Estados Unidos autoridades como a cônsul da Espanha em Miami, Cristina Barrios, e responsáveis das principais empresas espanholas no país.

Fundada há mais de 30 anos, a Câmara é uma organização sem fins lucrativos reconhecida pelo Governo espanhol, e tem como principal objetivo promover as relações comerciais entre Espanha e EUA.