Topo

Entretenimento

Fotos panorâmicas oferecem visita virtual a campo de extermínio de Auschwitz

02/12/2014 10h14

Varsóvia, 2 dez (EFE).- Mais de 200 fotografias panorâmicas mostram a partir desta terça-feira o campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, em uma visita virtual em que é possível ver detalhes que costumam passar despercebidos durante um percurso real.

"As imagens são panorâmicas de 360 graus e mostram tanto o terreno como as construções. Além disso, contam com descrições históricas, relatos, documentos e inclusive acesso a obras de arte realizadas pelos presos e objetos relacionados à história do campo", detalhou o porta-voz do museu de Auschwitz, Bartosz Bartyzel.

As fotografias estão disponíveis no site "panorama.auschwitz.org" e oferecem descrições em polonês e inglês.

Segundo Bartyzel, uma das vantagens de acessar este sistema é que o público poderá "ver objetos que o visitante geralmente não pode apreciar, como detalhes das torres de vigilância, do bloco X, onde se realizavam os experimentos de esterilização, e do porão do bloco XI".

As fotos foram tiradas de diferentes alturas, sob condições meteorológicas distintas e em diversos horários, inclusive à noite.

Para o diretor do Museu, Piotr Cywinski, a internet oferece agora a oportunidade de conhecer o antigo campo e de "se aproximar da experiência de uma visita real".

O museu de Auschwitz-Birkenau foi inaugurado em 1947, sobre o antigo campo de concentração, o maior utilizado pela maquinaria de morte nazista, onde entre 1940 e 1945 foram assassinados 1,1 milhão de pessoas. Cerca de 90% dos mortos eram judeus.

O campo foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1979 e passou a ser um dos principais símbolos do holocausto no mundo todo. EFE

nt/vnm

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento