Topo

Entretenimento

Carta que inspirou Jack Kerouac a escrever "On the Road" será leiloada

02/12/2014 20h48

San Francisco, 2 dez (EFE).- A carta que um amigo escreveu a Jack Kerouac em 1950 e que inspirou o autor americano a escrever "On the Road", obra mais icônica da chamada "geração Beat", será leiloado no próximo dia 17 nos Estados Unidos, conforme publicou nesta terça-feira a revista "Time".

Trata-se de uma carta datilografada em nove páginas frente e verso por outra das figuras da geração Beat, Neal Cassady, na qual conta a seu amigo Kerouac um fim de semana que passou em Denver, no Colorado, e durante o qual, entre outras peripécias, teve que pular pela janela após ser descoberto tendo um caso com uma babá.

Conforme o próprio Kerouac explicou em várias ocasiões, foi esta carta que lhe inspirou a criar o estilo que sete anos depois plasmaria em seu livro mais famoso, "On the Road", e quando nem desconfiava que a obra viraria, em 2012, "Na Estrada", filme do brasileiro Walter Salles.

"Tive a ideia para o estilo espontâneo de 'On the Road' após ver como Neal Cassady me escrevia as cartas: tudo em primeira pessoa, rápido, amalucado, confessional, muito sério, tudo minuciosamente", explicou o escritor em uma entrevista à revista "Paris Review", em 1968.

"A carta, a carta principal, tinha 40 mil palavras, era uma novela curta. Era a melhor peça escrita que jamais tinha visto nos EUA", disse ele em referência à carta que agora será leiloada.

Por muito tempo, acreditou-se que ela estava perdida até que Jean Spinosa, uma mulher de 41 anos, a encontrou este ano em Oakland, na Califórnia, organizando os documentos que seu falecido pai tinha deixado.

O pai, um produtor musical, tinha recebido, por sua vez, a carta entre uma multidão de textos, poemas e outras mensagens de escritores com as quais ficou depois que a editora Golden Goose, com a qual compartilhava o escritório, fechou.

Cassady escreveu a carta no bairro de Russian Hill, em San Francisco, e a enviou ao amigo que estava em Nova York. A carta, considerada por alguns especialistas como o documento original mais importante da literatura da geração Beat, será leiloada em 17 de dezembro, quando completarão exatamente 64 anos desde que foi datada em 1950.

Mais Entretenimento