Topo

Tribunal colombiano autoriza uso de bigode para todas as patentes policiais

19/11/2014 18h10

Bogotá, 19 nov (EFE). - A partir desta quarta-feira, todos os integrantes da polícia colombiana, sem distinção de patente, poderão cultivar o bigode se assim desejarem, graças a uma decisão do Conselho de Estado em prol do livre desenvolvimento da personalidade e da igualdade.

"A seção primeira do Conselho de Estado decidiu declarar a nulidade de parte de uma resolução de 1997 expedida pelo diretor-geral da polícia, na qual somente a partir da patente de montante (capitão) os membros da Polícia Nacional podiam usar bigode", manifestou a juíza María Claudia Rojas Lasso.

Ela justificou que muitos homens consideram o bigode como parte da identidade pessoal "e não há razão jurídica que justifique tal proibição". Parte da sentença do Conselho de Estado destacou que "as pessoas são iguais perante a lei e devem receber o mesmo tratamento por parte das autoridades".

Um dos bigodes mais famosos da Colômbia é justamente o do diretor da polícia, general Rodolfo Palomino, que já afirmou que o mantem porque "faz parte de uma tradição familiar".