Topo

Agência Efe leva a Assunção exposição fotográfica por seus 75 anos

17/11/2014 15h39

Assunção, 17 nov (EFE).- Os visitantes do Shopping del Sol, o maior centro comercial de Assunção, podem conferir a partir desta segunda-feira algumas fotos emblemáticas da Agência Efe, que leva à capital do Paraguai, além dessa mostra, uma exposição mais completa pelos seus 75 anos de fundação e que será inaugurada no Centro Cultural Juan de Salazar.

As imagens fazem parte dos 17 milhões de fotografias do portfólio da agência, e constituem um registro da história, principalmente, da região ibero-americana.

A mostra no centro comercial, que ficará aberta até o dia 30 de novembro no segundo piso, contém 13 das 75 fotos que compõem a exposição no Centro Cultural, a ser inaugurada na próxima quinta-feira por José Antonio Vera, o presidente da Agência, e Diego Vermelho, embaixador da Espanha em Assunção.

Entre elas está uma imagem de uma tentativa de levante realizado pelo tenente-coronel Antonio Tejero no parlamento espanhol em 23 de fevereiro de 1981, captado por Manuel P. Barriopedro.

Outra foto impressionante, de autoria de Ian Salas, mostra jovens fazendo a saudação nazista diante do caixão do falecido ditador chileno Augusto Pinochet em 2006.

Entre as imagens do Paraguai está uma registrada por Patric Kraemer e mostra o atacante Roque Santa Cruz, que completou 100 partidas pela seleção de futebol do país, em pleno voo na frente de adversários em uma partida contra a Grécia em 2010.

A Agência EFE nasceu em 3 de janeiro de 1939 em um escritório em um edifício residencial da cidade espanhola de Burgos e está presente no Paraguai desde 1967. Dessas modestas origens, tornou-se a quarta maior agência de notícias do mundo e a número 1 em espanhol.

Seus três mil profissionais de 60 nacionalidades estão presentes em 120 países e produzem anualmente três milhões de notícias nos formatos texto, vídeo, foto, áudio e multimídia. Além disso, conta com mesas de edição em Madri, Bogotá, Cairo (árabe) e Rio de Janeiro (português).

Para comemorar seus três quartos de século, a agência promoveu neste ano exposições fotográficas em diversas cidades da Espanha e da América Latina.

A mostra no Centro Cultural Salazar, em Assunção, ficará aberta até 28 de novembro, com entrada gratuita. Ela é patrocinada pela multinacional FCC e também recebeu colaboração de Grupo Arcallana, Prosegur, Rochester, Buró Creativo, BBVA e Iberia. O ato de inauguração conta com o apoio de Meet&cheese e Mahou.