Topo

Holanda homenageia Vincent Van Gogh em 125º aniversário de morte

12/11/2014 16h55

María López Fontanals.

Eindhoven (Holanda), 12 nov (EFE).- A Holanda lembra a partir desta quarta-feira o 125º aniversário da morte do mestre do pós-impressionismo Vincent Van Gogh com vários eventos culturais que também acontecerão na França e na Bélgica, países com os quais o artista teve uma ligação especial.

O objetivo da homenagem é "mostrar o trabalho e a vida de Van Gogh, e como ele ainda é fonte de inspiração para artistas de todo o mundo", disse à Agência Efe a diretora do museu Vincentre, da cidade de Nuenen, Simone van der Heiden.

"Van Gogh 2015, 125 anos de inspiração" é uma realização da Fundação Van Gogh Europa com apoio de museus e instituições patrimoniais dos três países vinculados à vida, obra e fonte de inspiração do artista holandês (1895-1890).

Van der Heiden indicou também que o evento "é muito importante para Nuenen, porque não há outro lugar no mundo que pode estar mais perto da vida de Vincent Van Gogh", que nasceu nessa cidade, no sul da Holanda.

A apresentação oficial dessas atividades foi a inauguração nesta quarta-feira, na cidade de Eindhoven, de uma ciclovia projetada pelo jovem artista holandês Daan Roosegaarde.

Ele criou um caminho com milhares de pedras luminosas que se carregam de energia durante o dia e se iluminam à noite, uma interpretação pessoal de Roosegaarde à obra prima "Noite Estrelada", de 1889.

O programa cultural mostrará a obra e as influências de Van Gogh em outros artistas plásticos, posteriores e contemporâneos, e também a fonte de inspiração que seu trabalhos significou para outras disciplinas, como a arquitetura e a música.

O museu Kröller-Müller organizará a partir do dia 25 de abril de 2015 a exposição "Van Gogh & Co.", que comparará naturezas mortas, paisagens e outras peças relevantes de Van Gogh com obras de artistas que trabalham os mesmos gêneros.

Em setembro do ano que vem, o museu Van Gogh inaugurará a exposição "Munch: Van Gogh" para destacar as semelhanças e as diferenças entre estes dois grandes gênios da pintura.

A eles se somará o museu Het Noordbrabants com "Projeto da região dos refeitórios de batatas: os desenhistas conhecem Van Gogh", que mostrará as conexões entre desenhistas da região de Brabante e três famosas obras do pintor.

A região de Brabante, onde o artista nasceu, cresceu e pintou sua primeira grande obra, "Comedores de batatas" (1885), prepara um programa especial com exposições, atividades educativas e eventos culturais, como o espetáculo "O mundo de Van Gogh" em Zudert, "O novo Vincent" em Tilburg, e "O caso Vincent" em sua Nuenen natal.

O toque final da comemoração será a estreia, no final do ano que vem, o espetáculo "Vincent", do produtor de cinema e apresentador holandês Albert Verlinde.

A arte floral também foi incluída no programa, e assim o parque Keukenhof, conhecido como o Jardim da Europa, dará especial atenção na próxima primavera do hemisfério norte à comemoração com arranjos com tulipas inspirados em obras do pintor.

Na floresta Veluwe, na região de Ede, está sendo preparada uma programação que combina natureza, arte, cultura e gastronomia em torno da figura do pintor.

Outros festivais culturais como o de arquitetura e luz Glow, em Eindhoven; o Boulevard, em 's-Hertogenbosch e o Flower Parade, em Zundert também farão parte da celebração.

Na Bélgica, a cidade de Mons, capital da cultura Europeia 2015, incluirá em suas atividades a exposição "Van Gogh em Borinage, o nascimento de um artista", no museu BAM.

Na França, diversas cidades destacarão a trajetória artística do pintor, entre elas a que será realizada em Arlès de maio a agosto de 2015.