Topo

Artistas de 10 países visitarão Amazônia boliviana na busca por inspiração

De La Paz (Peru)

20/10/2014 21h14

Artistas de dez países realizarão uma travessia de 12 dias em um navio-hotel por um rio da Amazônia boliviana para criar obras inspiradas na biodiversidade, os indígenas do local e a água "como fonte de sobrevivência ou de desastre".

A oficina artística "Abubuya", uma palavra da etnia indígena moxeña que significa "flutuar com a corrente", foi organizada pelo espaço de arte Kiosko Galeria, da região de Santa Cruz, explicou à Agência Efe sua diretora, Raquel Schwartz.

"O espírito do projeto é fluir com a corrente e ver o que acontece. É um desafio muito grande porque durante a viagem os artistas têm que produzir obras que depois serão expostas", disse Schwartz.

A delegação estará formada por dez artistas de Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Estados Unidos, Peru, Porto Rico e Venezuela, além de quatro bolivianos, que zarparão no próximo 4 de novembro de um porto na cidade de Trinidad, capital da região amazônica de Beni.

Segundo Schwartz, é um grupo "multidisciplinar", pois é composto por criadores em vídeo, fotografia, desenho, pintura, arte sonora e escultura, entre outras áreas artísticas.

Os artistas percorrerão 80 quilômetros de Trinidad rumo ao sul pelo rio Mamoré, até a comunidade indígena de Rosario, à qual se pode chegar somente por via aquática, detalhou Schwartz.

A ideia é interagir com os indígenas moxeños da comunidade, que mostrarão suas danças e forma de vida aos visitantes, enquanto estes, principalmente os estrangeiros, também compartilharão com os aldeões alguns aspectos de suas culturas.

Outra fonte de inspiração será a temática de água "como fonte de sobrevivência ou de desastre", uma disjuntiva que surge em Beni quando chega a época de chuvas e se inunda grande parte do território dessa região.

Ao final da viagem, os artistas montarão uma exposição em Trinidad para mostrar as obras produzidas.

A mostra será inaugurada em 18 de novembro na Casa da Cultura de Beni e depois deve ser levada a outras regiões bolivianas e também aos países de origem dos artistas que participarão da oficina.