Topo

Em aniversário de 75 anos, Agência EFE inaugura exposição na Costa Rica

11/10/2014 01h14

San José, 11 out (EFE).- O presidente da Agência EFE, José Antonio Vera, inaugurou na sexta-feira, no Museu Nacional da Costa Rica, uma exposição fotográfica para comemorar os 75 anos da empresa com recordações de eventos históricos em todo o mundo.

No evento "EFE, 75 anos em fotos, 25 anos construindo a América Latina", Vera destacou o trabalho de centenas de jornalistas e fotógrafos ao redor do mundo que informam diariamente, sem se importar com as dificuldades ou os perigos.

"De uma agência local espanhola, passamos a estar em todas partes do mundo. Esta exposição é um reflexo do que aconteceu em todos esses 75 anos", discursou.

A diretora do Museu Nacional, Rocío Fernández, disse que mediante um "poderoso recurso informativo e emotivo, a exposição envolve em uma ampla rede gráfica com elementos múltiplos".

"Feitos de nossa memória coletiva, do progresso humano, exemplos de barbárie, conquistas enaltecedoras e façanhas heróicas se entrelaçam nesta sala com uma mensagem de valor", comentou.

Na inauguração estiveram presentes representantes do governo, de empresas, da imprensa, de órgãos internacionais e outras personalidades.

A exposição ficará aberta ao público por dois meses e mostra fotografias históricas como um encontro em 1940 entre o general Francisco Franco e Adolf Hitler, em plena Segunda Guerra Mundial.

Também é possível observar personagens da cultura latino-americana como o ator mexicano Mario Moreno "Cantinflas", a cantora cubana Celia Cruz e o escritor colombiano ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez.

Outras imagens disponíveis são relacionadas a acontecimentos históricos como a morte do traficante de drogas Pablo Escobar e o terremoto em Nicarágua, em 1972.

O esporte também tem marca presença com imagens da final da Copa do Mundo do México, em 1970, e a vitória do Brasil de Pelé; o título da Espanha na África do Sul, em 2010; e o grande desempenho do goleiro da Costa Rica, Keylor Navas, na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

A mostra inclui momentos importantes das carreiras de personagens da política como o ex-governante cubano Fidel Castro; os presidente amerino, Barack Obama; o boliviano, Evo Morales, e costarriquenho, Luis Guillermo Solís.

Patrocinada pela empresa espanhola Fomento de Construcciones y Contratas (FCC), a exposição tem ao todo 75 fotografias sobre eventos que captaram a atenção do mundo ao longo da história.

Também há fotos sobre o desenvolvimento da infraestrutura na América Latina ao longo dos últimos anos, como os serviços de metrô em países como Panamá e Peru, ou grandes as estradas no Chile e no México.

A Agência EFE conta com mais de três mil profissionais distribuídos por todo o mundo, que cobrem mais de 120 países e gera diariamente mais de cinco mil informações em formatos de texto, foto, áudio, vídeo e multimídia.

Em 1995, o Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades reconheceu o trabalho de várias gerações de profissionais da EFE e seus esforços por garantirem as relações entre Espanha e América Latina.