Topo

Presidente da RTVE renuncia ao cargo

25/09/2014 07h44

Madri, 25 set (EFE).- O presidente da Corporação RTVE - organismo público espanhol de radiotelevisão - Leopoldo González-Echenique, apresentou nesta quinta-feira sua renúncia, informaram à Agência Efe fontes da corporação.

González-Echenique assumiu a direção da RTVE (que inclui a Televisión Española e Radio Nacional de España) em junho de 2012, após ser nomeado pelo Parlamento.

Ele assumiu o cargo em um momento muito complexo para a televisão pública, com um corte de seu orçamento anual devido à crise econômica.

Em um pronunciamento no mês passado de junho no Parlamento, González-Echenique reconheceu que a corporação enfrenta prejuízos acumulados de 716 milhões de euros e advertiu em outras falas que sua situação econômica "é complicada", com um déficit de 113 milhões de euros em 2013.

A Corporação, com mais de 6.000 funcionários, é financiada com receita procedente do orçamento geral do Estado e com as contribuições dos operadores de televisão e telecomunicações, já que por lei, desde o dia 1º de janeiro de 2010, foi suprimida a publicidade na Televisión Española (TVE).

Nos últimos três anos, a alocação orçamentária do governo foi reduzida em 704 milhões de euros, embora segundo González-Echenique haja outras causas que contribuíram para reduzir a receita da RTVE, como as taxas dos operadores de telecomunicações (de 180 milhões se passou para 113 milhões este ano) ou de televisão (de 90 milhões para 55 milhões).

Nos últimos tempos a TVE enfrentou também uma queda dos índices de audiência, tanto em noticiários como em programas de entretenimento.

Foi líder de audiência em 2011 com 14,5%, mas nos anos seguintes perdeu este posto ao cair para 12,2% em 2012 e 10,2% em 2013. EFE

mop/ma