Entretenimento

Pintura de Botticelli roubada por nazistas será leiloada na Alemanha

Divulgação
A pintura "Virgem com Criança, São João Batista e um Anjo", de Sandro Botticelli, que foi roubada por nazistas Imagem: Divulgação

De Berlim

24/09/2014 14h57

Um quadro de Nossa Senhora com uma criança, do artista renascentista Sandro Botticelli, identificado como arte roubada pelos nazistas, será leiloado em Colônia, na Alemanha, informou nesta quarta-feira (24) a casa de leilões Van Ham.

Os atuais proprietários da pintura "Virgem com Criança, São João Batista e um Anjo" não sabiam que o quadro havia sido roubado por nazistas. A informação foi confirmada após a análise de um especialista em restauro de obras de arte.

O quadro, com 87,5 centímetros de diâmetro, fez parte da ampla coleção judia Nardus, foi desapropriado em 1942 pelos nazistas e adquirido em 1943 por um colecionador em Colônia.

Após a morte da herdeira da pintura, que provavelmente desconhecia a origem do quadro, os atuais proprietários da obra decidiram colocá-la em leilão por meio da Van Ham.

Com a confirmação de que a pintura figuraria como obra roubada pelos nazistas, os atuais proprietários chegaram a um acordo com os herdeiros da colecionadora judia a quem o quadro pertenceu originalmente.

A pintura, realizada sobre tela redonda e com valor estimado entre 250 mil e 300 mil euros (R$ 766 mil e R$ 920 mil), será leiloada no dia 14 de novembro, segundo a casa de apostas, que não especificou os termos do acordo entre os herdeiros.

Os quadros de Botticelli (1445-1510) "são uma raridade no mercado de arte, por isso é um evento especial poder mostrar ao público uma pintura de museu no leilão de outono", diz o site da casa de leilões Van Ham.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo