Topo

Leão de Ouro do Festival de Veneza vai para filme sueco

06/09/2014 17h41

Veneza (Itália), 6 set (EFE).- O filme "A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence", do diretor sueco Roy Andersson foi o vencedor neste sábado do Leão de Ouro da 71º Festival de Veneza.

O longa-metragem é o fechamento da trilogia existencial de Andersson e apresenta uma sucessão de 39 cenas cotidianas sobre o absurdo do comportamento humano, com uma composição cuidadosa influenciada por artistas como Otto Dix, Georg Scholz e o renascentista Brueghel.

O segundo prêmio mais importante, o Leão de Prata para o melhor diretor, ficou com o russo Andrei Konchalovski, com "The Postman's White Nights", um tenro docudrama sobre a vida rural na Rússia.

O Grande Prêmio do Júri foi para o documentário sobre o genocídio indonésio do americano Joshua Oppenheimer, "The Look of Silence", que também obteve o Prêmio FIPRESCI da crítica internacional.

No campo interpretativo, o júri premiou Adam Driver e Alba Rohrwacher com a Coppa Volpi de melhor ator e melhor atriz pelo trabalho da dupla em "Hungry Hearts", de Saverio Costanzo.

O Prêmio de Melhor Roteiro ficou com o cinema iraniano. A cineasta Rakhshan Banietemad, levou o troféu graças a "Ghesseha", um mosaico de histórias entrecruzadas de personagens "invisíveis" no Irã contemporâneo.

O Prêmio Especial do Júri foi para o turco "Sivas", de Kaan Mujdeci, que conta a história de amizade entre um menino e um cachorro.

Já o Prêmio Marcello Mastroianni, para o melhor ator revelação, ficou com Romain Paul, protagonista de "Le Dernier Coup de Marteau", de Alix Delaporte.