Topo

Mostra fotográfica que celebra 75º aniversário da Agência Efe chega ao Chile

05/09/2014 02h23

Santiago do Chile, 4 set (EFE).- A Agência Efe celebrou no Chile seu 75º aniversário com uma mostra fotográfica inaugurada nesta quinta-feira por seu presidente, José Antonio Vera, em um evento que contou com a presença de personalidades do mundo do jornalismo, dos negócios, da cultura e da universidade.

A mostra, intitulada "75 anos em fotos: um tributo a região ibero-americana", poderá ser vista no Centro Cultural da Espanha da capital chilena até dia 25 de outubro e conta com apoio da Embaixada da Espanha, da empresa Sacyr e do banco BBVA.

A exposição reúne 75 imagens do arquivo da Efe que registram momentos que ficaram no imaginário coletivo e que vão desde o franquismo e a transição à democracia na Espanha até a transformação política, social e econômica dos últimos anos na América Latina.

Também são exibidas fotografias do Chile que refletem a universalidade de seus criadores, o patrimônio natural e os triunfos esportivos, assim como a capacidade do país para transformar as tragédias em façanhas coletivas e o dinamismo de uma sociedade em plena transformação.

O objetivo da iniciativa, que se estenderá nos próximos meses a outras cidades do país, é relatar com imagens o encontro histórico entre Espanha e América pelas mãos da primeira agência global em língua espanhola.

O presidente da Efe, José Antonio Vera, destacou que a agência exerce sua "vocação de informar em espanhol de todos os cenários quentes da atualidade internacional", como são nestes últimos tempos Ucrânia, Gaza, Síria e Iraque.

"Somos uma agência que funciona em cinco idiomas, mas a bandeira que sempre desfraldamos é a da língua castelhana", assinalou Vera, que ressaltou que a principal diferença da Efe em relação às outras grandes agências internacionais é a "vocação latino e ibero-americana".

Na exposição podem ser vistas algumas fotografias históricas que fazem parte de um arquivo com 15 milhões de originais e uma memória gráfica que começa no século XIX, e também curiosidades, como as fotos manipuladas de um encontro em 1940 entre o general Franco e Adolf Hitler.

A mostra também dedicará um trecho ao uso de novas tecnologias, com o uso de drones capazes de captar imagens fixas e em movimento com grande qualidade em eventos como o envio de radiotelescópios do observatório ALMA ou as manifestações estudantis no centro de Santiago.

Com mas de três mil profissionais distribuídos por todo o mundo que cobrem mais de 120 países, a Efe produz diariamente mais de cinco mil informações ao dia nas mais diferentes plataformas, em texto, foto, áudio, vídeo e multimídia.