Topo

Marilyn Monroe e Madonna são reinventadas em exposição em São Paulo

Da EFE, em São Paulo

29/08/2014 16h15

Musas da cultura pop dos últimos 60 anos, a atriz Marylin Monroe e a cantora Madonna estão representadas, pela primeira vez juntas, na mostra "M - de Marilyn à Madonna", com 46 obras expostas em São Paulo.

"A ideia é trazer um mix de técnicas e estilos para homenagear as artistas no mês de agosto, no qual se comemora 36 anos da morte de Marilyn, e é o mês do aniversário de Madonna", explicou à Efe o idealizador da exposição, André Ferrari.

A mostra traz pinturas acrílicas, colagem, computação gráfica, tecidos que reinterpretam as imagens das artistas, priorizando os rostos, os olhares e os trejeitos emblemáticos das duas divas.

Uma das pintoras traz a imagem em preto e branco do rosto de Marilyn, apenas com a boca destacada em vermelho, em frente à emblemática pintura que retrata Madonna fumando, muito parecida com a atriz. As duas obras são do artista Sami Akl, reconhecido no Brasil por pintar celebridades.

Segundo Ferrari, as obras unem os detalhes que aproximam e assemelham as carreiras das duas divas com releituras de fotos clássicas e novas, em criações feitas exclusivamente para a exposição, que está na galeria Roberta Britto, no centro de São Paulo.

"A mostra chama atenção por estar na Oscar Freire, rua do glamour paulista, ideal para receber as obras das grandes ícones pop aclamadas em diferentes épocas", comentou Ferrari à Efe.

Nas peças, os artistas destacam a exuberância, a polêmica e a sensualidade das musas em uma abordagem bem contemporânea com novos elementos artísticos e técnicas exclusivas.

A exposição fica aberta ao público até o dia 7 de setembro. Depois, as obras serão vendidas, e parte do dinheiro arrecadado será repassado à ONG de combate à fome e desperdício alimentício Banco de Alimentos.