Topo

Zara recolhe camisetas que lembram uniformes de judeus no nazismo

27/08/2014 13h48

Madri, 27 ago (EFE).- A companhia espanhola Zara retirou de sua loja online uma peça infantil cujo desenho se assemelha aos uniformes que os judeus eram obrigados a vestir nos campos de concentração nazistas, e que geraram polêmica na internet.

"As blusas estiveram à venda apenas em três países através de nosso serviço online e já foram retiradas. Pedimos desculpas a todos nossos clientes por este desenho", explicaram à Agência Efe fontes do multinacional galega, que reconheceu o erro.

As camisetas responsáveis pela polêmica, que se canalizou, principalmente, através das redes sociais, têm listras horizontais brancas e azuis com uma estrela amarela de seis pontas na parte superior direita da peça, onde dentro estava escrita a palavra "xerife" em inglês.

Alguns clientes e internautas interpretaram que este desenho se parece aos dos pijamas que os presos judeus usavam em Auschwitz. Essas roupas também tinham uma estrela de seis pontas, exatamente na mesma posição, com a inscrição "judeu".

"Somos conscientes da sensibilidade deste tema, mas nossa intenção não era a que algumas pessoas entenderam. A verdadeira fonte de inspiração foram os filmes do velho oeste, daí a presença da estrela na qual pode ser lido 'xerife'", explicou a marca.