Entretenimento

Começa o colorido carnaval londrino de Notting Hill

24/08/2014 13h58

Londres, 24 ago (EFE).- O grande carnaval de Notting Hill, a maior festa de rua da Europa, começou neste domingo no tradicional bairro londrino de mesmo nome, com sua característica combinação de música e culinária do Caribe.

Em um domingo de bom tempo, o dia dedicado às crianças, milhares de visitantes se reuniram desde as primeiras horas no bonito espetáculo que contou com a presença de muitos pequenos que, vestidos com suas fantasias coloridas e acomopanhados de seus pais, desfrutavam da festa.

Segundo um porta-voz da organização do festival, este ano o carnaval de Notting Hill rende uma homenagem ao tambor metálico, o instrumento nacional de Trinidad e Tobago que, desde os anos 1960 até hoje, desempenha um papel crucial no evento, que completará 50 anos em 2016.

Os organizadores afirmam que "há evidências, documentários, filmes" que mostram que o primeiro carnaval de Notting Hill foi celebrado em 1966, com atuações, fantasias, música e muita animação.

"O carnaval é uma celebração maravilhosa e destaca o que a comunidade caribenha faz pela cidade de Londres", afirmou o prefeito Boris Johnson à imprensa local.

Amanhã é feriado no Reino Unido e também o dia do tradicional desfile que percorrerá todas as esquinas de Notting Hill, acompanhado pelo som de mais de 40 grupos gigantescos de música, apesar da previsão de chuva.

O evento deve atrair mais de 1 milhão de visitantes. Por isso, a segurança é, como de costume, um dos fatores que mais preocupam a Polícia Metropolitana de Londres.

A Scotland Yard mobilizou um total de 6 mil agentes para cuidar da segurança. Nos dias anteriores ao carnaval, a polícia realizou uma operação especial que resultou em muitas prisões, além da apreensão de armas, drogas e de 78 mil libras em dinheiro.

"Estamos comprometidos em garantir que o carnaval de Notting Hill continue sendo um evento seguro, vibrante e divertido", disse hoje a subinspetora chefe Robyn Williams à agência de notícias britânica "Press Association" (PA).

A operação em andamento tem como objetivo coibir "aqueles que têm intenção de causar problemas no carnaval", acrescentou a inspetora, que pediu à população que denuncie para a polícia "se tiver informações sobre alguém que tenha planos de cometer crimes durante o carnaval".

O carnaval de Notting Hill, que este ano está em sua 49ª edição, foi criado pelos imigrantes afro-caribenhos residentes em Londres como uma resposta para a onda de incidentes racistas da época.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo