Topo

Guinness reconhece equatoriano como apresentador com mais tempo na TV

15/08/2014 17h42

Quito, 15 ago (EFE).- O equatoriano Alfonso Espinosa de los Monteros foi reconhecido nesta sexta-feira pelo livro dos recordes, o Guinness, o apresentador de telejornal com "mais anos no ar ininterruptamente".

Segundo o Guinness, até 22 de maio, Monteros, de 72 anos, tinha trabalhado 47 anos e 83 dias, passando a ocupar o primeiro lugar como apresentador com mais tempo na TV. Até agora, este posto era ocupado pelo americano Hal Fishman, com 47 anos e 40 dias.

O canal "Ecuavisa", onde o apresentador começou a trabalhar aos 25 anos, fez o anúncio hoje em seu site o qualificando como "um mestre do jornalismo", vivendo os períodos mais importantes da história equatoriana durante as últimas décadas, incluindo duas ditaduras, vários golpes de Estado, a guerra com o Peru em 1995, crises econômicas.

Recentemente, o apresentador protagonizou um feito que lhe rendeu enorme apoio, especialmente nas redes sociais, ao se negar a emitir uma campanha da televisão oficial por entender que desacreditava os jornalistas e afetava o direito à honra das pessoas. Em uma das peças da campanha, um cidadão se refere ao apresentador do noticiário e diz que deve se retirar da televisão por conta de sua idade.

Ao tomar conhecimento do recorde, Espinosa expressou seu agradecimento à emissora "Ecuavisa" e aos espectadores, "que são os verdadeiros autores deste sucesso" pelo respaldo que lhe deram durante estes anos.

Espinosa é vice-presidente nacional de jornalismo da emissora e recebeu diversos prêmios locais.