Topo

Centenário do Canal do Panamá é comemorado com homenagem a trabalhadores

15/08/2014 11h55

Cidade do Panamá, 15 ago (EFE).- O Canal do Panamá lembrou nesta sexta-feira seus cem anos com uma cerimônia na qual não faltaram bolo nem música típica e na qual se prestou homenagem a seus 10.000 trabalhadores e ao sacrifício dos que participaram da construção da obra para unir Atlântico e Pacífico.

O ato aconteceu nas eclusas de embarque de Miraflores, no setor Pacífico, e foi liderado pelo administrador do Canal do Panamá, Jorge Luis Quijano, e pelo ministro de Assuntos do Canal e presidente de sua junta diretiva, Roberto Roy.

Dois rebocadores do canal, o "Cerro Pando" e o "Cerro Punta", passaram por Miraflores fazendo soar suas sirenes em coincidência com a cerimônia para comemorar o centenário.

"São cem anos de inovações (...) mas hoje do que se trata é de honrar o ser humano, pelas várias perdas dos que fizeram o máximo sacrifício para tornar realidade esta obra", disse Quijano a um canal de televisão.

Roy também prestou homenagem aos trabalhadores. "É preciso agradecer aos que deram sua vida, sem eles não seria possível esta obra".

A primeira embarcação a passar hoje pela via foi o cargueiro americano Galini, desde o Mar do Caribe rumo ao sul.

A banda de um colégio público local interpretou marchas nacionalistas, canções do folclore panamenho e uma apresentação de seu conjunto típico fantasiado.

Um enorme bolo de chocolate com a forma da eclusa de embarque de Miraflores e um navio em pleno trânsito, de quatro metros de comprimento e mais de 100 quilos de peso, foi apresentado no ato e colocado no centro de visitantes para ser distribuído mais tarde aos visitantes.

O Canal do Panamá, inaugurado oficialmente no dia 15 de agosto de 1914 e sob administração panamenha desde o dia 31 de dezembro de 1999, é objeto também hoje da homenagem unânime da imprensa panamenha.

Os festejos pelo centenário da via aquática terminam esta noite com uma festa artística em um centro de convenções da capital que será transmitida pela televisão panamenha e a apresentação de um filme pelo canal a cabo "History".