Topo

Festival de Cinema de Gramado 2014 tem 5 filmes latinos na disputa

Da EFE, no Rio de Janeiro

08/08/2014 14h45

O Festival de Cinema de Gramado, o mais importante do calendário cinematográfico nacional, começa nesta sexta-feira (8) na região serrana do Rio Grande do Sul com filmes da Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela na categoria de longas estrangeiros em competição.

Em sua 42ª edição, o festival apresenta cinco filmes latino-americanos na categoria longas estrangeiros: "Algunos Días sin Música" (Argentina), "El Crítico" (Argentina), "Las Analfabetas" (Chile),"El Lugar del Hijo" (Uruguai) e "Esclavo de Dios" (Venezuela).

Dentro da categoria curtas brasileiros também há uma produção denominada "La Llamada", que resgata a história de Lázaro Escarze, um revolucionário cubano de 87 anos que vive na cidade em que foi instalado o primeiro telefone, enquanto o filme tenta revelar qual será a primeira chamada do idoso.

O Festival de Cinema de Gramado chega à sua 42ª edição com 43 filmes na disputa pelo troféu Kikito, que é dividido em quatro categorias: curtas gaúcho, curtas brasileiros, longas brasileiros e longas estrangeiros.

Desde a última quarta-feira, os moradores do município desfrutam de eventos prévios à inauguração oficial do festival, incluindo uma mostra de filmes de edições anteriores relacionadas com a cidade.