Topo

Ator americano James Garner, protagonista de "Maverick", morre aos 86 anos

20/07/2014 10h40

Redação Central, 20 jul (EFE).- O ator americano James Garner, astro da série de TV "Maverick" e de filmes como "Fugindo do Inferno", "Grand Prix", "Victor ou Victória?" e "O Romance de Murphy", morreu aos 86 anos.

Segundo a emissora americana "CNN", a morte aconteceu na noite deste sábado por causas naturais. Garner estava em sua resiência, em Los Angeles. O ator havia sofrido um derrame em 2008, pouco depois de completar 80 anos e desde então sua saúde vem se deteriorando.

Garner teve uma carreira premiada, recebendo seu primeiro Globo de Ouro em 1958, como Nova Estrela daquele ano. O reconhecimento veio quando dava vida ao personagem que marcou sua carreira: Bret Maverick, na série de comédia 'western' "Maverick", que ficou no ar entre 1957 e 1960.

Em 1994, Garner estrelou filme que Mel Gibson protagonizou, interpretando Bret Maverick.

O ator foi indicado uma vez ao Oscar, por seu papel de protagonista em "O Romance de Murphy", em 1985. Também venceu outros dois Globos de Ouro por participação em série de TV.

Outro de seus sucessos foi a série "The Rockford Files" (no Brasil exibida como "Arquivo Confidencial", em que vivia o protagonista. Pelo papel, Garner ganhou um Globo de Ouro em 1977. EFE

cn/bg