Entretenimento

Morre aos 76 anos baixista lendário de jazz Charlie Haden

12/07/2014 11h04

Redação Cultura, 12 jul (EFE).- Charlie Haden, um dos mais importantes contrabaixista e baixista da história do jazz, morreu em Los Angeles, após uma longa luta contra os efeitos degenerativos da pólio que contraiu em sua juventude, segundo informou a gravadora ECM.

Haden, que morreu na sexta-feira, adquiriu fama no final dos anos 50 por suas colaborações com o quarteto de free jazz que era liderado pelo saxofonista Ornette Coleman, e em meados dos anos 70 foi um membro-chave do agrupamento liderado pelo pianista Keith Jarrett.

Em sua longa carreira solo destaca-se "Liberation Music Orchestra" (1969), um disco inspirado nas canções da Guerra Civil espanhola que serviu como protesto contra os bombardeios norte-americanos no Camboja.

O seguinte dos quatro álbuns que gravou com essa formação, junto com a pianista e compositora Carla Bley, demorou 14 anos para sair, com o título "The Ballad of the Falhem", de novo impulsionado pelo afã de experimentação e o compromisso político esquerdista.

O mais recente, de 2005, foi "Not in Our Name", uma resposta musical à Guerra do Iraque. Charlie Haden chegou a passar pela prisão em Lisboa em 1971, quando em um festival no qual tocava com Coleman dedicou sua "Song for Ché" aos movimentos de libertação de Moçambique e Angola.

Em 1987, Haden formou seu outro grupo durável, Quartet West, com com o qual alcançou um grande êxito comercial e reconhecimento da crítica.

Entre a longa lista de nomes com os quais colaborou destacam-se também Chet Baker ou o guitarrista Pat Metheny, com quem gravou recentemente a trilha sonora do filme de David Trueba+ "Viver é fácil com os olhos fechados" (2013), ganhadora da última edição do Prêmio Goya.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo