Entretenimento

Vargas Llosa considera Cuba e Venezuela "desvios" do ideal ocidental

Carlos Jasso/Reuters
O Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa Imagem: Carlos Jasso/Reuters

De Madri (Espanha)

04/07/2014 10h43

O escritor e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, considerou nesta sexta-feira (4) que Cuba e Venezuela são "desvios" do mundo ocidental e seus ideais de liberdade.

Em um discurso no curso de verão da Fundação para a Análise e os Estudos Sociais (FAES), conduzido pelo ex-presidente do governo espanhol José María Aznar e realizado na cidade de Guadarrama, perto de Madri, Vargas Llosa criticou a falta de liberdades em Cuba e Venezuela.

Cuba representa algo "alheio à democracia do Ocidente", declarou o escritor, acrescentando que "a Venezuela esteve em todos os anos do chavismo orientada nessa mesma direção".

Como "devedores do chavismo", Equador e Bolívia "têm freios para (...) esse modelo aberrante e fracassado", completou o escritor em um fórum centrado na Iniciativa da Cuenca Atlântica, para a defesa dos ideais e interesses do Ocidente.

Cuba "claramente não é um país que está dentro da tradição da liberdade democrática" mas da "autoritária", afirmou Vargas Llosa.

O escritor lembrou ainda que "a cultura da liberdade nasce no Ocidente" como uma forma de organizar a sociedade e à qual podem aderir todos os países que queiram.

Nesse contexto, declarou que "boa parte da América Latina reconheceu esta ideia como sua, a pratica e a exercita".

O escritor e jornalista manifestou que "acho que todos os países que fazem sua esta cultura da liberdade são parte essencial do que é o Ocidente", onde, segundo lembrou, também houveram e há "desvios e aberrações", entre os quais citou o nacionalismo, o fascismo e o nazismo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo