Entretenimento

Fontana di Trevi ganha passarela para aproximar visitantes de restauração

04/07/2014 12h07

Roma, 4 jul (EFE).- A Fontana di Trevi, um dos monumentos mais conhecidos da capital italiana, iniciou nesta sexta-feira uma nova fase de sua restauração com a abertura de uma passarela provisória, a qual pretende aproximar os turistas dos trabalhos de revitalização.

Através dessa passarela, que corta o monumento pela lateral, os turistas poderão apreciar de perto as estátuas da fonte e, inclusive, lançar a tradicional moeda em uma espécie banheira simbólica, já que sua fonte principal se encontra seca desde o início de junho, quando a obra começou.

A estrutura inaugurada hoje conecta a Praça de Trevi com o conjunto de esculturas da fonte, que terá sua restauração concluída somente no último trimestre de 2015, data prevista pela Prefeitura de Roma para sua conclusão.

No entanto, os visitantes já podem percorrer as plataformas suspensas, com capacidade inicial para 100 pessoas, e desfrutar das esculturas de Gian Lorenzo Bernini. Além disso, os turistas também poderão acompanhar a evolução das obras, tento em vista que os tradicionais tapumes foram substituídos por painéis transparentes.

Para completar, a estrutura de restauração da fonte ainda contará com dois telões, uma de cada lado, para mostrar imagens atuais e históricas da fonte, além de suas clássicas aparições cinematográficas.

Esse é o caso do sensual banho da atriz sueca Anita Ekberg com o ator italiano Marcello Mastroianni no filme "A Doce Vida", de Federico Fellini, que imortalizou a Fontana di Trevi em uma das cenas mais celebradas da história do cinema italiano, embora as cenas tenham sido gravadas em uma reprodução do monumento.

A fundação "Fendi for Fountains", da grife de moda italiana Fendi, assumirá integralmente o custo desse projeto de restauração, avaliado em US$ 3,8 milhões.

Durante a inauguração da passarela, o prefeito de Roma, Ignazio Marino, destacou que "é fundamental envolver o mecenato (quem patrocina a arte) na manutenção e na restauração" das maravilhosas obras de arte romanas.

A Fontana di Trevi apresenta um conjunto de esculturas que representam o carro de Netuno sendo guiado pelos tritões com cavalos marítimos que representam os estados de ânimo do mar.

Inaugurada em 1735, a obra de Nicola Salvi, baseada em um projeto de Bernini, é a fonte monumental barroca mais célebre de Roma e uma das mais famosas e fotografadas do mundo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo