Topo

Muros da Cracolândia de SP ganham intervenções para "dar vida ao local"

Da EFE, em São Paulo

02/07/2014 18h10

A Cracolândia, na região central de São Paulo, começou a ser colorida esta semana com grafites de diversos artistas com o objetivo de reavivar o lugar, conhecido pelo intenso tráfico de drogas.

"A ideia é muito interessante, dá mais vida ao lugar. Todo mundo que para e olha acha legal", destacou Angela de Brito Santana, que trabalha em um pequeno mercado da Cracolândia que teve a fachada pintada com figuras brasileiras, como Lampião e Maria Bonita, além de frases de amor e carinho.

A pintura e grafites em algumas fachadas e em brinquedos de um parque do local fazem parte do projeto "Cidadania nas Ruas da Luz", que prevê uma série de intervenções urbanas nas 12 ruas que formam a Cracolândia e nos arredores da região da Luz.

O projeto de ressignificação do espaço público foi lançado no último domingo (29), sob organização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade e seguirá até março de 2015 com a participação de artistas e da comunidade.

De acordo com a Secretaria em nota de imprensa, o objetivo é promover o sentimento de pertencimento à cidade e requalificar o espaço urbano pela cidadania através das intervenções urbanas nas ruas e praças do bairro da Luz.

Sob o comando dos pinceis, o grafiteiro e cenógrafo Julio Dojcsar fez as primeiras pinturas junto com artistas, artesãos, moradores, estudantes, trabalhadores e beneficiários do programa municipal de integração social "De Braços Abertos".

O projeto também abrange atividades de inclusão como hortas comunitárias, reciclagem, pintura, aulas públicas, rodas de conversas, oficinas de artesanato, além do "Mutirão Multicultural" com grafite, stencil, apresentações de música, circo e teatro.

O plano do projeto é que estas atividades sejam realizadas de segunda a quinta-feira, das 16h às 20h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h até março de 2015, data prevista para o desenvolvimento do projeto.