Topo

Exposição reflete Roma de ontem e hoje em fotos em 3D

29/06/2014 06h39

Marian Rosado.

Roma, 29 jun (EFE).- Refletir a evolução de uma sociedade e de uma cidade, Roma, é o propósito de uma exposição em homenagem aos precursores do 3D na capital italiana com fotos tiradas no mesmo lugar e no mesmo enquadramento, mas com décadas de diferença.

A mostra "As duas dimensões de Roma: 1914-2014" exibe algumas das melhores fotos de Giuseppe Vacchini, feitas no começo do século XX, e a "atualização" para os dias de hoje, dos fotógrafos Gilberto Maltini e Lorenzo Dina.

"Um bom dia foi ao estúdio a própria filha de Vacchini, a senhora Giovanna, octogenária. Nos queria mostrar o trabalho de seu pai. Nós deduzimos que o fez por amor e afeto a sua memória", afirmou Maltini à Agência Efe.

No entanto, logo após ver as imagens, tanto ele como seu sócio no estúdio Parioli, em Roma, se deram conta de que estas contavam com uma percepção especial.

"As analisamos e vimos que tinha uns enquadramentos particulares, não as típicas fotos de postal da cidade de Roma, como tantas que se veem no mundo, mas uns ângulos dedicados à vida cotidiana, uma espécie de reportagem", contou.

São fotos que Maltini qualificou como "de um bom perfil de Instagram, mas com a particularidade de que foram tiradas tanto tempo atrás".

"Giuseppe Vacchini dava voltas pela cidade e fotografava o que ocorria no momento. Era o momento no qual as carroças eram trocadas por carros e plataformas de estação para o bonde eram construídas", explicou.

Com as imagens do conde Vacchini e as feitas pelos fotógrafos Maltini e Dina em sua versão atual, a exposição representa uma contínua passagem do passado ao presente e mostra que, apesar das mudanças, o essencial permanece na Cidade Eterna.

O ontem e o hoje da ponte de Amedeo Savoia, da emblemática Via Nacional, de dois jovens navegando logo abaixo, ou de um casal de apaixonados em um parque romano são algumas das cenas retratadas.

Entre todas elas, destaca-se a imagem da cúpula de São Pedro refletida na água.

"Se tivesse que escolher, diria que esta é a mais bela", opinou Maltini.

Outras imagens expostas são um olhar para o passado que não se pode reproduzir no presente, em alguns casos por sorte, como a que mostra o campo de treinamento onde viviam os soldados africanos da então colônia italiana da Líbia, sob o comando de Benito Mussolini.

Os testes para a inauguração do altar da pátria ao soldado desconhecido ou a cerimônia de entronização do papa Pio XI em 1922 são outras das melhores fotos captadas.

Além disso, todas elas e outras mais da vida cotidiana da cidade podem ser contempladas pelos visitantes em 3D com um pequeno visor estereoscópico.

O passeio pela história em 3D poderá ser feito até 20 de setembro no Hotel Aldrovandi, nos arredores do famoso parque Villa Borghese. EFE

mrg/id-rsd

(foto) (vídeo)