Topo

Exposição espanhola sobre futebol e design é inaugurada no Rio de Janeiro

Do Rio de Janeiro

05/06/2014 21h19

A exposição "O Futebol (Também) É Assim", produzida pelo Museu Valenciano da Ilustração e a Modernidade (MuVIM) da Espanha e que reflete a influência do futebol no design, foi inaugurada nesta quinta-feira na sede do Instituto Cervantes no Rio de Janeiro e poderá ser visitada até o dia 15 de julho.

A mostra ficou em cartaz até o dia 10 de maio na cidade de Salvador e seguirá no Brasil até o final do ano, após passar por São Paulo (agosto-setembro), Brasília (outubro-novembro) e Belo Horizonte (dezembro).

Deste modo, a exposição no Rio de Janeiro será uma exigência a mais para os turistas que visitarão o Brasil durante o Mundial, já que a competição começará em 12 de junho e a final será disputada no dia 13 de julho no Maracanã.

A mostra aborda a proximidade e os paralelismos entre o futebol e o design e dá exemplos concretos de como "o esporte rei" serviu de referência aos desenhistas, segundo a apresentação divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Cervantes.

A exposição reúne obras inspiradas no futebol, desde objetos cotidianos como uma xícara e um brinquedo, até uma joia.

A mostra foi exposta pelo MuVIM em junho de 2012, quando foi disputada a Eurocopa na Polônia e Ucrânia, dentro de um projeto maior sobre a importância sociocultural do futebol e que incluiu outras exposições.

"É uma exposição de design na qual se mostra como os desenhistas utilizaram o futebol como processo criativo ou método de inspiração", assegurou à Agência Efe o curador da mostra, Manuel Camacho, ao falar do caráter da coleção.

A exposição dedica uma seção aos desenhistas profissionais de setores como o gráfico, a ilustração, a joalheria, a tipografia e o editorial.

Entre as peças figuram criações de desenhistas espanhóis e de diversos países latino-americanos para marcas comerciais como Camper e MUJI.

"Agora no Brasil, aproveitando o Mundial, é um bom momento para movimentar a exposição, para que seja promovido o design espanhol e o design em geral pelo mundo", acrescentou Camacho.