Topo

Londres volta à Era do Gelo com megaexposição sobre mamutes

19.mai.2014 - Imagem da exposição Mammoths: Ice Age Giants no Museu de História Natural de Londres - AP
19.mai.2014 - Imagem da exposição Mammoths: Ice Age Giants no Museu de História Natural de Londres Imagem: AP

Alejandra Olcese

Da EFE, em Londres

21/05/2014 13h16

O Museu de História Natural de Londres apresentou nesta quarta-feira (21) uma mostra na qual recriações em tamanho real de mamutes, fósseis quase completos e um filhote de 42 mil anos disputam a atenção dos visitantes.

"Mammoths: Ice Age Giants" (Mamutes: Gigantes da Era do Gelo, em livre tradução), que será aberta ao público na próxima sexta-feira e se estenderá até o dia 7 de setembro, reúne vários exemplares desse primo distante do elefante, que habitou nosso planeta 4 milhões de anos atrás e foi extinto há 4 mil.

Grande, muito pesado e com longas presas curvadas, o chamado mamute "lanudo", que habitou a Terra entre 700 mil e 4 mil anos atrás, é o mais conhecido, o que mais vezes apareceu em desenhos animados e o que possui mais exemplares conservados, já que eles viviam em zonas frias e acabaram presos ao gelo.

Mas, essa espécie não é a única. A exposição também conta com um protótipo em tamanho real de um mamute "colombiano" encontrado em Wyoming, nos EUA, em 1960.

Trata-se de um mamute maior, com cerca de quatro metros de altura e que vivia na América do Norte. Essa espécie, que comia aproximadamente 230 quilos de vegetação por dia, também possui presas mais curvadas que a do mamute lanudo, as quais podiam medir até 4,8 metros.

A mostra também aborda o mamute "anão", animal com tamanho similar ao de um cavalo grande, que vivia em ilhas de clima cálido e cujo tamanho foi diminuindo ao longo dos anos para se adaptar à escassez de alimentos - ao ser menor necessitava menos alimento para sobreviver.

O safári pela Era do Gelo no museu londrino termina com Lyuba, um filhote de mamute "lanudo" que morreu há 42 mil anos, quando tinha apenas um mês de vida, e ficou preso no gelo.

"Lyuba é incrível. É muito especial. É um mamute bebê e não é um fóssil, não estamos falando de um esqueleto, mas de um mamute inteiro com sua carne, pele e trompa. Se conservou durante 42 mil anos na 'permafrost' - camada de solo permanentemente congelada - da Sibéria", explicou hoje à Agência Efe Victoria Herridge, pesquisadora de Ciências da Terra do Museu.

A pequena mamute foi achada em 2007 praticamente completa, segundo Herridge, e esta é a primeira vez que o animal será exposto na Europa ocidental, tendo em vista que já foi exposto na Rússia e Chicago (EUA).

Embora tenha sido elaborada com foco no público infantil, já que conta com inúmeros dispositivos interativos e jogos, a mostra também traz uma parte mais técnica da exposição, na qual se explica que 70% do DNA dos mamutes foi sequenciado, mas que a parte crucial de seu genoma continua sendo um mistério.

Desta forma, a possível opção de clonagem, através do ventre de uma elefanta, ainda se mostra distante.