Topo

Led Zeppelin é processado por plágio em "Stairway to Heaven"

20/05/2014 18h49

Los Angeles (EUA), 20 mai (EFE).- Os advogados do grupo americano Spirit processarão a célebre banda britânica Led Zeppelin por considerar que a introdução de seu clássico "Stairway to Heaven" é um plágio de uma canção instrumental da formação californiana, informou nesta terça-feira o jornal "Los Angeles Times".

Concretamente, Francis Alexander Malofiy, em representação do guitarrista do Spirit, Randy California, já falecido, assegura que apresentará o processo pela semelhança existente entre o música do Spirit, "Taurus", de 1968, e "Stairway to Heaven", lançada em 1971.

O objetivo de Malofiy é bloquear o lançamento de uma nova edição do álbum "Led Zeppelin IV" - que inclui essa música - e conseguir que California seja reconhecido como coautor da canção.

Segundo a revista "Rolling Stone", Spirit e a família de California esperaram até agora para apresentar o processo porque antes não podiam pagar os advogados.

A publicação sustenta que Spirit e Led Zeppelin tocaram juntos em quatro ocasiões entre 1968 e 1969.

Pouco antes de sua morte, California declarou à revista "Listener", em 1997, que considerava que o sucesso do Led Zeppelin era "um plágio".

"Os meninos fizeram milhões de dólares graças a ela e nunca agradeceram nem se ofereceram a dar-nos algum desse dinheiro. É algo que me dói. Pode ser que algum dia sua consciência consiga que façam algo a respeito", comentou na época.

Por enquanto, os representantes do Led Zeppelin não se manifestaram sobre o processo.