Entretenimento

Cantão entrega guarda-chuvas em tribo Huni Kuin no Acre

17/05/2014 09h29

Janaína Quinet.

Rio Branco, 17 mai (EFE).- Em plena floresta do Acre, a marca Cantão entregou cerca de 200 guarda-chuvas às mulheres da tribo Huni Kuin, objeto que atriu os olhares de muitos durante o desfile da grife na edição Verão 2015 do Fashion Rio, realizado na Marina da Glória.

Os guarda-chuvas estampados ficaram expostos nas primeiras fileiras do desfile para serem entregues aos convidados especiais. Os desenhos foram feitos por Ayani Maria Dalva Manduca Mateus, mestre artesã do povo Huni Kuin, também conhecida como Kaxinawá, a maior etnia indígena do Acre.

Na estampa, Ayani pintou os "Kenes", que são desenhos sagrados do povo Huni Kuin. Em preto e branco foi representada a "Mae Musha", ou o "espinho de esperai", usado pelas índias em suas pinturas corporais para a proteção. Na borda em vermelho foi desenhada a "Dunu Kate", que em "hatxa kui", língua falada na tribo, significa as costas da jiboia, animal sagrado e que oferece cura.

Vaidosas, todas receberam seus guarda-chuvas com muita alegria, pintadas com os temas estampados nas peças.

O povo Huni Kuin do Rio Jordão vem desenvolvendo esforços para a preservação de sua cultura.

Em 2012, atendendo a um pedido formulado há seis anos por um conjunto de organizações Huni Kuin, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre começou uma série de reuniões de esclarecimento e consultas nas terras indígenas, sobre a possibilidade de dar início a uma ação de pesquisa que torne o "kene" em patrimônio cultural imaterial do Brasil.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo