Entretenimento

Arqueólogos encontram sarcófagos de cantora do coro sagrado do antigo Egito

17/05/2014 15h56

Cairo, 17 mai (EFE).- Uma equipe de arqueólogos descobriu três sarcófagos - um dentro do outro - pertencentes a uma cantora do coro sagrado do Terceiro Período Intermediário, entre as dinastias XXII e XXIV (1070-650 a.C.), na necrópoles de Saqara, anunciou neste sábado o ministro de Antiguidades do Egito, Mohammed Ibrahim.

A descoberta dos sarcófagos da cantora, identificada como Ta Ajt, foi realizada por uma missão de arqueólogos franceses que, em colaboração com o Ministério de Antiguidades, coordenava os trabalhos de limpeza e remoção de escombros da tumba de Maya, suposta ama de leite do rei Tutancâmon na XVIII dinastia egípcia (1550 a.C. - 1295 a.C.).

De acordo com a fonte, os sarcófagos se encontravam no cemitério de Bastet, na necrópoles de Saqara (antiga Menfis), nos arredores do Cairo.

Em comunicado, o egiptólogo Ali al Asfar, chefe do departamento de antiguidades egípcias do ministério citado, os sarcófagos, todos feitos de madeira, foram desenhados seguindo a forma humana.

Dois deles, o do meio e o do interior, estão bem conservados e mantêm vivas as pinturas que representam o rosto da cantora.

O menor dos três sarcófagos ainda não foi aberto, mas acredita-se que em seu interior poderia estar a múmia de Ta Ajt.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo