Topo

Cachimbos do século 16 são encontrados em escavações ferroviárias em Londres

12/05/2014 10h42

Londres, 12 mai (EFE).- Cachimbos do século XVI e outros materiais de antiguidade foram encontrados em meio às escavações do projeto ferroviário Thameslink, que cruzará Londres de norte a sul, informaram os responsáveis nesta segunda-feira.

Segundo a fonte, diversos artefatos romanos e medievais também foram encontrados no perímetro de Southwark, ao sul da capital britânica, assim como vigas de madeira e uma jarra do século XIV.

Aparentemente, os cachimbos são feitos de argila e seriam os primeiros modelos utilizados no Reino Unido, o que ajuda a conhecer um pouco mais sobre a vida dos londrinos no século XVI. De acordo com os responsáveis pelo projeto, os artefatos serão analisados por arqueólogos e entregues ao Museu de Londres.

Segundo a curadora do Museu de Londres, Jackie Keily, a jarra encontrada pode ter sido produzida na cidade de Cheam, ao sul de Londres, entre 1350 e 1440.

O diretor de comunicação da rede ferroviária Network Rail, Nicky Hughes, disse hoje que "o programa Thameslink, cujo custo estimado gira em torno de US$ 10,8 milhões, transformará a viagem ferroviária do norte ao sul através de Londres e facilitará mais espaço e melhores conexões".

A modernização da estação London Bridge, uma das mais antigas da cidade e que ganhará mais espaço e melhores instalações, também faz parte deste projeto, acrescentou Hughes, ao ressaltar que o programa consiste em ampliar a capacidade da linha que liga a cidade do norte ao sul.

"Acima, a estação servirá 52 milhões de passageiros ao ano, mas, embaixo, estamos escavando (e descobrindo) todos estes incríveis artefatos arqueológicos", acrescentou.

O projeto Thameslink pertence à rede ferroviária britânica e ligará Londres de norte a sul, enquanto o Crossrail, outro projeto atualmente em construção, é completamente novo e ligará o leste e o oeste da cidade.

Este último, no entanto, é subterrâneo na parte central de Londres e percorre a superfície apenas nos limites da cidade.

Durante as escavações do Crossrail, cuja construção começou em 2009 e deverá ser concluída apenas em 2017, os responsáveis também encontraram artefatos arqueológicos e, inclusive, restos humanos.

O projeto Thameslink também foi iniciado em 2009 e deverá ser concluído em 2018.