Topo

Entretenimento

Arquiteto Frank Gehry ganha Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes

07/05/2014 08h32

Oviedo (Espanha), 7 mai (EFE).- O arquiteto Frank Gehry, dos Estados Unidos, autor entre outros ícones do Museu Guggenheim de Bilbao (norte da Espanha), foi premiado nesta quarta-feira com o Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes, ao qual concorriam 36 candidaturas de 19 países, segundo fontes da Fundação que concede os prêmios.

Gehry, que em 1989 recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura, o principal da categoria no mundo, é considerado um dos mais destacados representantes da corrente desconstrutivista dos EUA.

A corrente se caracteriza pela fragmentação e pela ruptura de um processo de desenho linear, que tem como resultado edifícios de visual impactante, como o próprio Guggenheim de Bilbao (1997) e o edifício Nationale-Nederlanden, conhecido como Casa Dançante, de Praga (1996).

Entre suas obras se destacam também sua própria casa em Los Angeles, o Cabrillo Marine Aquarium, a Faculdade de Direito de Loyola (Califórnia), o Museu da Universidade de Minnesota (1990-1993), o Centro Americano em Paris (1994) ou o Auditório Walt Disney (Los Angeles, (2003).

Gehry, que nasceu em 1929 em Toronto (Canadá), mas se naturalizou americano após ir em 1947 para Los Angeles com seus pais, começou a se destacar por seus edifícios de formas esculturais na década de 70, época na qual também começou a desenvolver sua faceta como designer de móveis.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento