Topo

Assassino que inspirou filme "Bernie" viverá na casa do diretor

06/05/2014 21h17

Austin (EUA), 6 mai (EFE).- O assassino confesso que inspirou o filme "Bernie", o texano Bernie Tiede, será posto em liberdade nas próximas horas por redução de pena e, como condição, deverá viver na casa do diretor do longa-metragem, Richard Linklater, informou nesta terça-feira o site "Texas Tribune".

O filme "Bernie" é uma comédia de humor negro de 2011, protagonizada por Jack Black, Shirley MacLaine e Matthew Mcconaughey, que explica os fatos reais ocorridos há 17 anos no Texas quando Bernie Tiede, diretor de uma funerária, assassinou a idosa de 81 anos, Marjorie Nugent, e escondeu seu corpo em um congelador.

Apesar da condenação à prisão perpétua inicial, a mudança de sentença aconteceu depois que provas demonstraram que Tiede sofreu abusos sexuais na infância e um relatório psiquiátrico vinculou os traumas com o assassinato.

Assim, como condições para sua iminente libertação, o assassino deverá receber ajuda por ter sofrido abusos, não poderá sair da área de Austin (Texas), nem falar com meios de comunicação e deverá viver em uma garagem-casa do diretor Richard Linklater, que levou ao cinema sua história.

Segundo o site, o cineasta explicou durante o processo judicial que não tem receios por ter o condenado por assassinato perto de sua casa.

"Eu e outras pessoas estamos determinados a ajudá-lo de qualquer maneira", declarou Linklater, diretor também de filmes como "Antes do Amanhecer".

O cineasta, que vive em Austin, explicou ao juiz que conheceu Tiede há quatro anos quando começou a trabalhar no filme "Bernie" e que lhe impressionou como "o resto dos presos o olhavam".

"Parecia uma força positiva em um entorno negativo", disse o diretor.