Topo

Feira do Livro de Bogotá revive leituras e lembranças de García Márquez

Público tira foto em frente a painel com imagem do escritor Gabriel García Márquez na 27ª Feira Internacional do Livro de Bogotá - John Vizcaino/Reuters
Público tira foto em frente a painel com imagem do escritor Gabriel García Márquez na 27ª Feira Internacional do Livro de Bogotá Imagem: John Vizcaino/Reuters

De Bogotá (Colômbia)

01/05/2014 17h32

Com um estande cheio de borboletas amarelas, murais dedicados à obra de Gabriel García Márquez, sua época de estudante em Bogotá e as leituras que influenciaram sua formação, o governo colombiano homenageia o Nobel de Literatura de 1982 na 27ª Feira Internacional do Livro de Bogotá.

O Ministério de Cultura, em conjunto com a Biblioteca Nacional, dedica seu estande ao escritor, que morreu em 17 de abril na Cidade do México, para celebrar sua vida, obra e memória com uma seleção dos livros e autores que mais o influenciaram.

"A ideia é mostrar a faceta de García Márquez como leitor e que as pessoas possam se dar conta da importância da leitura em sua formação como escritor", disse à Agência Efe Sami Navarro, um dos guias do Ministério de Cultura no evento que começou na terça-feira passada e termina no próximo dia 12.

A exposição inclui uma seleção de 148 comentários do autor em suas memórias, textos jornalísticos e entrevistas que foram escolhidos nos acervos da Biblioteca Nacional.

García Márquez foi um leitor voraz desde sua infância. A primeira obra que leu foi "As mil e uma noites", quando encontrou um exemplar na casa de seus avôs em Aracataca, sua terra natal.

Junto a essa estão outras obras que tiveram influência para Gabo, como é carinhosamente chamado, como "Édipo Rei", de Sófocles; "A metamorfose", de Franz Kafka; "Ulises", de James Joyce; e "A montanha mágica", de Thomas Mann.

"Sua vida, da qual conhecemos sua escrita, era cheia de leituras e de autores que deixaram uma profunda marca em sua maneira de ver o mundo, o ofício de escrever e a literatura", explica o Ministério de Cultura.

A exposição inclui as capas das primeiras edições das obras de García Márquez e das traduções a diferentes idiomas, que vão do Inglês ao Francês, até o Islandês e o Euskera.

O estande separou um espaço para lembrar os anos de juventude do escritor, no final da década de 40 e começo de 50, com um mural. Nele, há fotografias da capital colombiana de meados do século passado, reproduções da imprensa, textos e frases do nobel, que disse certa vez: "Tenho cinco mil lembranças para contar de Bogotá, a cidade onde me formei".