Entretenimento

Mural "Guerra e Paz", de Portinari, será exposto pela 1ª vez na Europa

30/04/2014 14h34

Paris, 30 abr (EFE).- O monumental mural "Guerra e Paz", a última obra do artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962), viajou pela primeira vez à Europa, onde será exibido no Grand Palais de Paris entre os dias 7 de maio e 9 de junho.

Esta obra, realizada entre 1952 e 1956, deixou o hall de entrada da Assembleia Geral da ONU em 2010 para iniciar uma viagem que passou por Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte antes de chegar a Paris, sua última escala antes de voltar a Nova York.

"'Guerra e Paz' traz uma grande mensagem ética e humanista, não é apenas uma arte", assinalou hoje à Agência Efe o filho do artista e curador da exposição, João Candido Portinari, durante a montagem da obra.

Em sua opinião, seu pai se preparou "durante toda sua vida" para realizar estes dois painéis, ambos com 14 metros de altura e 10 metros de comprimento, que o governo encomendou para presentear a ONU em 1957.

No primeiro dos painéis, a guerra não aparece representada com armas e soldados, mas sim através do sofrimento da população civil, refletido nas mães com seus filhos mortos.

Já a paz, tema do segundo mural, é simbolizada através da brincadeira das crianças, da dança das meninas e do trabalho no campo.

A mudança desta obra, que ocupa 280 metros quadrados de superfície e pesa 22,8 toneladas, foi possível devido ao fato da mesma não estar fixa diretamente sobre a parede, mas sobre uma estrutura paralela divida em 28 partes.

De acordo com o curador, esse mural foi pintado com os mesmos pincéis que o artista utilizava para as telas menores e, por isso, que não é necessário se afastar para poder observá-lo corretamente, ao contrário do que ocorre em outros casos.

Portinari, considerado como um dos melhores artistas brasileiros do século XX, dedicou "Guerra e Paz" à "grande causa da paz, a cultura, o progresso e a fraternidade entre os povos", uma ideia que, segundo lembrou seu filho, continua atual.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo