Topo

Exposição de Massimo Listri exalta arquitetura brasileira em Roma

Exposição do brasileiro Massimo Listri em Roma - Divulgação
Exposição do brasileiro Massimo Listri em Roma Imagem: Divulgação

Roma, Itália

30/04/2014 11h16

O fotógrafo florentino Massimo Listri inaugura nesta quarta-feira (30) uma exposição que reúne 20 imagens ligadas à arquitetura brasileira, a qual ocupará a embaixada do Brasil, em Roma.

A arquitetura clássica e moderna do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília se encontram em uma mostra de imagens de grande proporção, dividas nas duas salas da Galeria Cândido Portinari do Palácio Pamphili, onde se encontra a embaixada.

"Naturalmente, este estilo manuelino é muito curioso para mim porque estou acostumado a fotografar espaços renascentistas e barrocos, e aqui, por outro lado, vejo uma arquitetura que é pouco habitual. Mas o espaço é sempre o mesmo: três ou quatro paredes", declarou à Agência Efe o próprio fotógrafo.

A expressividade e o cromatismo alcançam seu máximo expoente nas imagens presentes na primeira sala, onde Listri retrata, com uma sucessão de "frames" diferentes e contraditórios, ambientes ricos em detalhes, buscando através da imagem uma partitura harmônica e ao mesmo tempo desafinada, próximo à "bossa nova".

O estilo arcaico de edifícios como o Gabinete de Leitura da Biblioteca Real do Rio de Janeiro compartilha protagonismo na primeira sala com o barroco da igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, de Belo Horizonte, ou a luminosidade da Igreja da Candelária, também no Rio de Janeiro.

"É um Brasil insólito porque poucos conhecem este Brasil barroco e este Brasil contemporâneo. Trata-se de um Brasil de interiores arquitetônicos, e não o Brasil que todos conhecemos, naturalista, da floresta amazônica, do futebol, das meninas bonitas e do carnaval", completou o fotografo.

Na segunda parte da mostra, as fotografias parecem brincar com as perspectivas, como a da Estação Leopoldina do Rio de Janeiro e a do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e explorar a essência minimalista da arquitetura moderna brasileira em contraste com os estereótipos da sensualidade tropical.

A exposição, intitulada "Brasile, mostra fotográfica di Massimo Listri" e estará aberta ao público até o dia 30 de maio.