Entretenimento

Filarmônica de Berlim apresenta programação da nova temporada

Berlim, Alemanha

24/04/2014 12h12

A Filarmônica de Berlim, regida pelo maestro inglês Simon Rattle, apresentou nesta quinta-feira (24) o programa de sua próxima temporada (2014/2015), que incluirá um ciclo em homenagem ao 150º aniversário de nascimento do compositor finlandês Jean Sibelius.

Na sede da filarmônica, Rattle declarou se sentir muito "emocionado" perante o desafio em torno deste ciclo, previsto para ser realizado em fevereiro de 2015 e que resgatará as sete sinfonias compostas pelo músico nascido em 1865 na Finlândia.

Antes de homenagear o compositor finlandês, a instituição berlinense, em setembro deste ano, apresentará outro ciclo especial com sinfonias de Johannes Brahms e Robert Schumann.

Nessa nova temporada, a filarmônica da capital alemã realizará 129 concertos sinfônicos, dos quais 65 serão dirigidos por Rattle, e quatro representações operísticas, que também estarão sob a batuta do maestro inglês.

O diretor-geral da Filarmônica, Martin Hofmann, anunciou que no próximo dia 27 de janeiro, aniversário da libertação do campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau e dia internacional da lembrança ao Holocausto, também haverá um concerto especial.

Sob a direção de Rattle, membros da Filarmônica berlinense executarão peças de autores alemães e israelenses com instrumentos que pertenceram aos prisioneiros judeus e que foram recuperados em Auschwitz.

Os dirigentes da orquestra alemã também reservaram uma homenagem ao diretor italiano Claudio Abbado, que foi diretor da Filarmônica de Berlim entre 1989 e 2002 e morreu no início do ano.

Em meio aos anúncios feitos, nenhum dos presentes quis especular sobre o possível sucessor de Rattle, que ficará a frente da orquestra berlinense somente até 2018. Apesar de nenhum nome ter sido mencionado, o violinista e maestro venezuelano Gustavo Dudamel aparece como um dos favoritos para ocupar o cargo.

Além do programa da nova temporada, a Filarmônica de Berlim também anunciou a criação de seu próprio selo fonográfico, "Berliner Philharmoniker Recordings", que estreará com o lançamento das quatro sinfonias de Schumann sob a direção de Rattle.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo