Entretenimento

São Paulo será cidade convidada da Feira do Livro de Buenos Aires, neste mês

19/04/2014 15h25

Buenos Aires, 19 abr (EFE).- A Argentina está concluindo os últimos detalhes para receber escritores de peso como o Nobel sul-africano J. M. Coetzee e o campeão de vendas americano Paul Auster, que se reunirão a partir desta quinta-feira na 40ª edição da Feira do Livro de Buenos Aires, que terá São Paulo como cidade convidada.

A capital paulista levará, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, a produção literária e cultural de sua periferia, apresentada em saraus.

A literatura, o teatro e a música paulistanos ultrapassarão os limites da feira, na Avenida Sarmiento, em Palermo, e tomarão os bairros vizinhos, confraternizando com os portenhos nas ruas.

"São Paulo não vem para nos contar o que é o Brasil: é uma cultura que conhecemos bem. O que interessa à cidade é apresentar a si mesma, nos mostrar sua cultura em primeira pessoa e sem intermediários", explicou Gabriela Adamo, diretora da Fundación El Libro, que organiza a feira, à agência oficial "Télam".

De 24 de abril a 12 de maio, a capital argentina se transformará no epicentro da literatura do continente que na quinta-feira ficou órfão de um de seus patriarcas, o colombiano Gabriel García Márquez.

O "Capítulo 40" da Feira será inaugurado por Joaquín Salvador Lavado, o nome que se esconde atrpas da assinatura "Quino", o célebre criador das tirinhas da Mafalda.

"Há mais de uma década, a Feira do Livro de Buenos Aires é inaugurada por um autor argentino de destaque", explica a organização em seu site. "Para comemorar nossos 40 anos, convidamos uma das pessoas mais talentosas, admiradas e internacionalmente reconhecidas da Argentina: Quino".

O quadrinista protagonizará o ato de abertura de um evento que ele mesmo descreveu como "um momento cultural importantíssimo para a vida de Buenos Aires" e da Argentina em geral.

Outro destaque da feira, a mais importante do continente, será o contador de histórias do Brooklyn (Nova York) Paul Auster e do romancista e ensaísta sul-africano John Maxwell Coetzee.

Auster e Coetzee se encontrarão tête-à-tête no dia 27 de abril em Buenos Aires para continuar uma conversa que vêm mantendo há anos em várias cidades do mundo e que começou por correio para terminar materializando-se em um livro intitulado "Here and Now" ("Aqui e agora", 2005).

A amizade que mantêm os permite falar "de temas tão variados como viagens, esportes, família, política, trabalho e, certamente, literatura", declarou a organização do evento.

O prêmio Nobel de 2003 foi uma das presenças mais destacadas na feira do ano passado, enquanto Paul Auster não visita a Argentina há mais de 10 anos.

Cerca de 1.500 expositores de mais de 40 países transformarão Buenos Aires na "cidade dos livros", com propostas culturais destinadas aos sedentos leitores portenhos e aos profissionais do meio, além de aos visitantes.

Do vizinho Chile, participarão os escritores Roberto Ampuero, Pilar Sordo, Claudio Naranjo e Pedro Lembel.

O México será representado por Julio Trujillo, Ricardo Cayuela, Christopher Dominguez e Michael Antonio Deltoro; e a literatura espanhola contará com nomes como Julia Navarro, Almudena Grandes, Arturo Pérez- Reverte e Enric Corbera.

Outros autores presentes serão o palestino Izzeldin Abuelaish; James Dashner e William Gordon (Estados Unidos), Esther Gerritsen (Holanda), David Held (Inglaterra), Nina Jäckle (Alemanha), Eduardo Lalo (Porto Rico) e Laurent Mauvignier (França).

A 40ª Feira do livro de Buenos Aires espera receber, como nas duas últimas edições, mais de 1 milhão de visitantes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo