Entretenimento

Biógrafo inglês de García Márquez: "ele fez com que o comum parecesse mágico"

18/04/2014 10h06

Londres, 18 abr (EFE).- Gerald Martin, o biógrafo britânico de Gabriel García Márquez, disse nesta sexta-feira à Agência Efe que o colombiano "foi e é o escritor mais famoso do mundo" e lembrou a habilidade do "extraordinário" romancista para conseguir "que o comum parecesse mágico".

Em entrevista à Efe, o catedrático inglês se declarou "muito, muito triste" após saber da morte, ontem, aos 87 anos, do prêmio Nobel de literatura colombiana de 1982 em seu domicílio da capital mexicana, e admitiu que ainda se sente "incapaz de pensar com clareza".

"Me vem todo tipo de lembrança à mente. Era tão extraordinário, tão global, tão polifacético e, a sua maneira, intenso, embora ao mesmo tempo fosse uma pessoa muito tranquila", assinalou Martin, que passou "uma noite muito estranha, e um amanhã muito também", segundo confessou.

O professor especializado em literatura sul-americana, que em 2009 publicou na Espanha a primeira grande biografia autorizada pelo escritor, intitulada "Gabriel García Márquez, uma vida", lembrou como o colombiano era o tipo de pessoa "que sempre fazia você sentir que vale a pena viver e sempre fazia você sorrir".

"Nesse sentido, a verdade é que me lembra um pouco Charlie Chaplin, meu compatriota - opinou - como um dos paralelismos mais próximos, pois era uma pessoa tão humana para quem os risos e as lágrimas nunca estavam longe demais as umas das outras".

Por outro lado, a morte do autor dos aclamados "Cem anos de solidão" e "O amor nos tempos do cólera" fez seu biógrafo sentir "uma espécie de validação ou de justificativa".

"As pessoas sempre me olharam um pouco como se eu exagerasse quando falava dele - explicou - pelo fato de que nos últimos anos (García Márquez) tenha sido 'meu homem".

Por isso, Martin considerou que "esta manhã ficou provado que foi, e é, o escritor mais famoso do mundo. Que ultrapassa todas as fronteiras, todas as culturas e nacionalidades".

E, de alguma forma, toda a atenção centrada agora na vida e na obra do escritor colombiano faz com que seu biógrafo se sinta "orgulhoso e exultante".

O catedrático inglês, que viu García Márquez pela última vez há três anos em Havana (Cuba), antecipou que a morte do autor latino-americano fará, ironicamente, "com que volte".

No pessoal, Martin, que manteve "grandes conversas" com o romancista, ressaltou as qualidades que faziam com que "Gabo" fosse um ser especial: "Era muito caloroso e sempre digo que, por um lado, você nunca podia esquecer que estavas com alguém extraordinário, com um gênio. Era muito rápido, muito inteligente e parecia saber sempre que é o que você estava pensando".

Ao mesmo tempo, "era simplesmente a pessoa mais sociável, normal e direta que você poderia encontrar. E fazia com que o comum parecesse, de alguma maneira, mágico".

Segundo o professor inglês, embora agora "todo o mundo use a palavra mágico quando fala dele", o certo é que García Márquez "tinha uma habilidade mágica para fazer com que você se desse conta de que valia a pena estar no mundo e que cada momento era especial".

Destacou, além disso, seu "rapidíssimo senso do humor" e o fato de que "podia fazer uma piada sobre qualquer coisa, o que lhe caía muito bem para se proteger dos jornalistas, pois sempre tinha um comentário inteligente na ponta da língua".

"Foi um prazer e um privilégio estar em sua companhia desde a primeira vez que lhe conheci até a última", acrescentou seu biógrafo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo