Topo

García Márquez continua "em estado delicado", segundo seu médico pessoal

17/04/2014 13h31

Bogotá, 17 abr (EFE).- O escritor Gabriel García Márquez continua "em estado delicado", segundo seu médico pessoal, Jorge Oseguera, que o visitou em sua casa na Cidade do México, informou nesta quinta-feira a imprensa colombiana.

A emissora "Caracol Radio" afirmou que Oseguera visitou ontem o Nobel de Literatura por duas vezes.

"Encontra-se em um estado delicado, próprio de sua idade, dos problemas que sofreu ultimamente e de suas patologias de base", afirmou o diretor de Cardiologia do Instituto Nacional de Nutrição em entrevista para a emissora.

O médico frisou que esposa e os filhos de García Márquez pediram prudência sobre o estado do escritor colombiano, de 87 anos, assim como respeito à privacidade da família.

Gabo, como o escritor é conhecido, ficou oito dias internado, até terça-feira da semana passada, em um hospital da Cidade do México, em função de uma infecção pulmonar e nas vias urinárias da qual se recupera agora em sua casa.

O jornal mexicano "El Universal" publicou na segunda-feira, citando fontes anônimas "confiáveis", que García Márquez, que em 1999 superou um câncer linfático, sofre desta vez com um tumor que afeta o pulmão, os gânglios e o fígado.

Neste mesmo dia, a esposa e os filhos do autor de "Cem anos de solidão" emitiram um comunicado no qual desmentiram a informação, reconheceram que a condição do escritor é estável mas "muito frágil" e disseram que "existem riscos de complicações" devido a sua idade. EFE

agp/dk