Topo

Festival de Violão de Havana terá homenagem a Paco de Lucía

17/04/2014 16h26

Havana, 17 abr (EFE).- O Festival Internacional de Violão de Havana, que acontece do dia 20 ao 27 deste mês, dedicará um concerto de flamenco em homenagem ao músico e compositor espanhol Paco de Lucía (1947-2014), anunciou nesta quinta-feira a organização do evento.

"Depois de Paco, ninguém que toca flamenco sobe ao palco sem pensar em seu legado. Portanto, implicitamente, ele estará presente, como antes", declarou a veículos de imprensa locais o guitarrista cubano Joaquín Clerch.

O guitarrista espanhol Javier Conde, considerado herdeiro musical do virtuoso, é um dos convidados ao festival, que ressurgiu após 10 anos de hiato.

De Lucía, morto há dois meses, foi convidado de honra da primeira edição, em 1978, e, após 26 anos de ausência, sua última apresentação em Cuba, em outubro passado, foi em um concerto no qual pôs de pé o público do Teatro Karl Marx, em Havana, durante o V Festival Leo Brouwer de Música de Câmara.

Além de Conde, está prevista a presença do americano Hopkinson Smith, do uruguaio Álvaro Pierri e do alemão Franz Halász.

No total, 11 jovens intérpretes concorrerão a uma bolsa de estudos de um ano na Universidade Alemã de Música Robert Schumann, e o melhor representante cubano receberá o prêmio "Isaac Nicola", que foi um mestre cubano e um dos fundadores da moderna Escola Cubana de Violão.