Topo

Musical sobre Karol Wojtyla estreia em Roma antes de sua canonização

O Papa João Paulo II, morto em 2005 - AFP/Getty Images
O Papa João Paulo II, morto em 2005 Imagem: AFP/Getty Images

De Roma

15/04/2014 17h23

O musical que narra a vida do menino que se tornou papa, "Karol Wojtyla, a verdadeira história", estreou nesta terça-feira (15) em Roma, onde ficará em cartaz até 4 de maio e coincidirá com o canonização de João Paulo II no domingo, 27 de abril.

Após sua pré-estreia há poucos dias na Cracóvia (Polônia), capital da região polonesa onde nasceu Wojtyla, o musical chega agora à Itália para mostrar ao público a história "mais desconhecida" da criança e do homem que um dia se tornou papa e uma das figuras mais influentes do século XX.

"Muitas pessoas conhecem a vida de João Paulo II, mas muito poucas conhecem a intensidade da vida de Karol Wojtyla. Por isso, decidimos partir de quando ele era uma criança e do momento em que vive seu primeiro grande sofrimento: a perda de sua mãe", explicou à Efe uma das autoras da obra, Patrizia Barsotti.

O diretor do musical, Duccio Forzano, especificou que a obra não se concentra tanto na figura do próprio Wojtyla, mas desenvolve a figura de cada um de seus parentes, que foram a principal influência do futuro João Paulo II.

A história começa em 13 de maio de 1981, data em que o papa recebeu vários tiros, dos quais um o atingiu na mão e no ventre e o outro lhe roçou um cotovelo, enquanto cumprimentava à multidão na praça de São Pedro do Vaticano, antes da audiência geral das quartas-feiras.

A partir desse momento, entre a vida e a morte, afloram as lembranças de João Paulo II e a ação retrocede até 1929, para situar o público em Wadowice, a pequena cidade do sul da Polônia na qual Lolek, apelido carinhoso de Wojtyla em sua infância, vivia com seus pais e com seu irmão mais velho.

São quatro os atores que dão vida a Wojtyla nos diferentes períodos de sua vida, nas quais se tocam temas como a guerra, o nazismo, as deportações ou o posterior regime comunista na Polônia.