Topo

Morre ator José Wilker, um dos grandes expoentes da TV brasileira

05/04/2014 14h02

(Atualiza com detalhes sobre a carreira e as circunstâncias da morte do ator).

Rio de Janeiro, 5 abr (EFE).- José Wilker, um dos mais respeitados atores da televisão brasileira, morreu neste sábado aos 66 anos em sua casa no Rio de Janeiro em consequência de um infarto fulminante enquanto dormia.

Wilker começou sua carreira artística como membro do Movimento de Cultura Popular de Recife. Famoso por atuar em novelas como "Roque Santeiro" (1985), ganhou projeção internacional com o papel de Vadinho, o marido que volta da morte para atormentar Sonia Braga no filme "Dona Flor e seus dois maridos" (1976).

O ator interpretou personagens marcantes, como "Roque Santeiro" (1985), mas obteve projeção internacional em seu papel de Vadinho, o marido que volta da morte para atormentar a Sonia Braga no filme "Dona Flor e seus dois maridos" (1976).

Em 2012, acompanhou o retorno de "Gabriela" às telas de televisão brasileira, coincidindo com a celebração do centenário de seu criador, Jorge Amado, falecido em 2001, e recentemente interpretou ao médico Herbert na novela "Amor à Vida".

Atuou em dezenas de telenovelas; participou de mais de 40 filmes, entre elas "Dona Flor e seus dois maridos", "Xica da Silva" e o "Homem da Capa Preta", e trabalhou também como diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema.

O artista morreu hoje enquanto estava com a mulher, a jornalista Claudia Montenegro, em sua casa no Rio de Janeiro.

Ainda não foi divulgado o laudo oficial da morte do ator.