Topo

García Márquez "evolui bem" e já quer deixar o hospital, diz seu filho

Gonzalo Garcia, filho do autor colombiano Gabriel Garcia Marquez, conversa com jornalistas após deixar o hospital onde seu pai está sendo tratado na Cidade do México - Marco Ugarte/AP
Gonzalo Garcia, filho do autor colombiano Gabriel Garcia Marquez, conversa com jornalistas após deixar o hospital onde seu pai está sendo tratado na Cidade do México Imagem: Marco Ugarte/AP

05/04/2014 20h41

Gabriel García Márquez "evolui bem" da infecção respiratória que o mantém no hospital desde a última segunda-feira (31), disse neste sábado seu filho Gonzalo García Barcha, que contou que o escritor colombiano já "tem vontade de ir pra casa".

Em declarações aos meios de comunicação nos arredores do Instituto de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, no sul da capital mexicana, explicou que seu pai evolui favoravelmente e poderia receber alta na próxima segunda ou terça-feira.

García Márquez, de 87 anos e que vive no México há décadas, se encontra bem e de bom humor, mas devido ao tratamento médico que recebe deverá permanecer mais alguns dia no hospital.

Na quinta-feira passada, a Secretaria de Saúde do governo do Distrito Federal confirmou que o autor de "Cem Anos de Solidão" foi hospitalizado "por um quadro de desidratação e um processo infeccioso pulmonar e de vias urinárias".

A hospitalização do escritor provocou comoção no México e em outros países por sua idade avançada, embora nas últimas ocasiões que apareceu publicamente, como no último dia 6 de março, tenha mostrado um bom semblante.

Nesse dia apareceu na porta de sua casa para saudar os jornalistas que o esperavam porque nessa mesma data completava 87 anos, e cantou brevemente com eles "Las Mañanitas", a canção típica de aniversário no México.