Topo

Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira premia Agência Efe

03/04/2014 19h18

Madri, 3 abr (EFE).- A Agência EFE, maior agência de notícias em língua espanhola e a quarta maior do mundo, que neste ano completa seu 75º aniversário, foi premiada nesta quinta-feira pela Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira (ACPE) por sua atividade no âmbito da cultura em 2013.

Os prêmios da ACPE são concedidos anualmente a personalidades, instituições ou organizações espanholas que se destacaram por suas atividades nos âmbitos da política, economia, inovação empresarial, cultura e esporte.

Em relação à Efe, a associação destacou seus serviços de texto, áudio, vídeo, multimídia, em todos os suportes, e por satélite, internet, Skype, Twitter, Facebook e YouTube, com presença em 180 cidades de 120 países.

O prêmio no campo da política foi concedido ao jornalista Pedro J. Ramírez, ex-diretor do jornal "El Mundo", que "superando todo gênero de dificuldades e obstáculos, se manteve fiel á sua linha de investigação e denúncia em temas políticos, econômicos e sociais", segundo a ACPE.

Atualmente, Pedro J. Ramírez é o presidente da revista "La Aventura de la Historia" do grupo Unidad Editorial.

O agraciado na categoria de economia é o professor Roberto Centeno, doutor em Ciências Econômicas pela UCM e catedrático de Economia na Escola de Engenheiros de Minas de Madri, e autor de ensaios especializados em economia da engenharia, e de livros e artigos críticos de divulgação econômica em jornais, rádio, televisão e meios digitais.

O prêmio de reconhecimento à inovação empresarial foi dado à Empresa Amadeus por sua aposta em inovação como fonte de crescimento e rentabilidade no setor turístico. Os negócios da companhia se concentram em distribuição e serviços tecnológicos para companhias aéreas, e seu crescimento futuro identificou vários modelos de negócio no citado setor, lembrou a associação em comunicado.

No âmbito do esporte, o prêmio foi concedido a Javier Fernández, bicampeão europeu de patinação artística, porta-bandeira da Espanha nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Rússia) e recente medalhista de bronze em Saitama (Japão).

Os prêmios da ACPE 2013 serão entregues em Madri no dia 21 de maio na sede da Fundação Mapfre.

Fundada em 1923 com o objetivo de defender a liberdade de imprensa e facilitar o trabalho dos correspondentes, a associação agrupa atualmente cerca de cem jornalistas estrangeiros que representam mais de 40 nacionalidades.

A ACPE, que acaba de completar 91 anos, organiza conferências, coletivas de imprensa, visitas e outras atividades destinadas a facilitar os contatos e as informações sobre os representantes da vida política, social, econômica, cultural e esportiva espanholas. EFE

ad/id