Topo

Bélgica quer transformar cerveja do país em patrimônio imaterial da Unesco

02/04/2014 14h16

Bruxelas, 2 abr (EFE).- A Bélgica entrou com pedido para incluir a cultura da cerveja belga na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, informou nesta quarta-feira o jornal "Le Soir".

Em apoio à iniciativa, impulsionada pela Federação de produtores de cerveja da Bélgica, as três comunidades do país (francófona, flamenga e germanófona) entraram com um pedido nesse sentido na última segunda-feira.

A ideia é que a Unesco reconheça como parte do patrimônio do país a diversidade inédita da arte da produção de cerveja na Belgica e a intensidade da cultura da cerveja, intensamente integrada à vida cotidiana e às festas tradicionais do país.

Caso receba um sinal verde por parte da Unesco, o reconhecimento da cerveja como um patrimônio imaterial seria confirmado somente no final de 2015.

Enquanto isso, o governo belga, em colaboração com a federação de produtores de cerveja, já trabalha em um projeto de museu interativo, batizado como "Belgium Beer Temple". De acordo com o projeto apresentado, o museu em questão ocupará uma área de 12 mil metros quadrados do edifício da Bolsa, situado em pleno centro de Bruxelas.