Entretenimento

Jovens publicam roubos no Facebook e criam fenômeno "tcharmil" no Marrocos

01/04/2014 11h33

Rabat, 1 abr (EFE).- Jovens criminosos da cidade marroquina de Casablanca passaram a usar o Facebook para divulgar suas ações e expor os produtos de seus roubos, informou nesta terça-feira a imprensa local.

O fenômeno, denominado como "tcharmil", levou os serviços de segurança de Casablanca a abrirem uma ampla investigação para apurar os roubos expostos na internet.

Várias contas de Facebook mostram fotos de jovens, a maioria das vezes com o rosto encoberto, ensinando truques ou ostentando dinheiro, relógios, tênis de marca, garrafas de bebidas alcoólicas, tabaco, telefones celulares e, inclusive, passaportes estrangeiros.

As pessoas que aparecem nestas fotos, alguns aparentemente menores de idade e procedentes de bairros populares, se gabam ao mencionar que os pertences exibidos são objetos roubados.

Segundo o jornal "Sahifat Annas", a polícia identificou o principal promotor destas páginas, um jovem procedente de Casablanca e com antecedentes criminais, e emitiu uma ordem de busca e prisão contra ele.

Já o jornal "Asabah" explicou em sua edição de hoje que, através da Interpol, as autoridades estão em contato com os administradores do Facebook para seguir os passos dos promotores destas páginas e pedir seu fechamento.

Em declarações ao jornal citado, o sociólogo marroquino Abderrahim Laanibi ressaltou que "tcharmil" é um termo gastronômico, mas que, neste caso, é utilizado para dar a entender que os criminosos podem agredir qualquer pessoa em qualquer lugar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo