Topo

Agência Efe comemora 75 anos com o reflexo de seus laços com a América Latina

27/03/2014 23h57

Bogotá, 27 mar (EFE).- A Agência Efe inaugurou nesta quinta-feira a exposição "75 anos em fotos. Um tributo à região ibero-americana" com cerca de 100 imagens que refletem o caminho percorrido durante três quartos de século pela história da América Latina.

O diretor-geral da Agência Efe para a América, Alfredo Aycart, definiu a mostra como "um reflexo da aposta da agência pela América Latina como pilar fundamental", ao explicar que ela passa por seus conflitos e tragédias, mas também pelos vários "momentos brilhantes e apaixonantes" dos esportes, da literatura e da arte.

"Esta mostra serve também como uma alavanca de desenvolvimento do que será a Agência Efe na América Latina com o objetivo de ser um dos defensores deste continente no resto do mundo", acrescentou Aycart.

Óscar Cabrera, presidente do banco BBVA na Colômbia, que patrocina a exposição que acontece na Biblioteca Luis Ángel Arango do Banco de la República em Bogotá até o próximo dia 1º de junho, destacou o papel da Agência Efe, ao longo de seus 75 anos, como "testemunha de exceção".

A inauguração da mostra contou com um convidado especial, o ex-presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, que estava de visita na capital colombiana.

No ato também participaram personagens da vida social, política, cultural e colegas dos meios de comunicação.

O embaixador da Espanha na Colômbia, Ramón Gandarias, ressaltou, também como patrocinador, "o interesse que teve a agência há tanto tempo pela América e a América Latina", e agradeceu o esforço da delegada geral da Efe na Colômbia, Esther Rebollo, e de sua equipe.

"É uma exposição muito curiosa, muito interessante e cheia de provocações e interesse", afirmou o embaixador Gandarias, que não se privou de recomendar aos presentes que convidem seus amigos a visitar a exposição.

A mostra é formada por quase uma centena de imagens do arquivo da Efe e começa com a época do Franquismo na Espanha, com fotos como a reunião entre Franco e Adolf Hitler no início da Segunda Guerra Mundial e a visita de Eva Perón a Madri.

Neste percurso, que termina com a transformação da América Latina na última década, "EFE: 75 anos em fotos" registra a ascensão ao poder de líderes que marcaram uma época, o conflito armado colombiano e a problemática do narcotráfico.

Também uma curiosa fotografia do revolucionário argentino Che Guevara na praça Las Ventas de Madri, a invasão do Panamá em 1989, o ditador chileno Augusto Pinochet em seu caixão e as maiores glórias do esporte colombiano como o jogador Radamel Falcao.

Com a inauguração da exposição comemorativa, começa uma agenda cheia de palestras sobre jornalismo e fotografia que a Efe organizará em abril na Biblioteca Luis Ángel Arango do Banco de la República.

Entre os palestrantes estão a diretora da "RCN La Radio", Yolanda Ruiz, o gerente do Canal Capital, Hollman Morris, e os fotógrafos Jesús Abad Colorado e Stephen Ferry, entre outros.