Topo

Bansky cria obra para campanha a favor da paz na Síria

10/03/2014 11h40

Londres, 10 mar (EFE).- O artista britânico Bansky cedeu uma nova versão de seu famoso mural "Girl With a Balloon" (Menina com um Balão, em livre tradução) à campanha "#WithSyria", que reúne várias ONGs para promover a paz nesse país, anunciou nesta segunda-feira a Intermon Oxfam, uma das organizações participantes.

Após três anos de guerra na Síria, um conflito que já resultou na morte de mais de 140 mil pessoas, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, o grafiteiro britânico decidiu criar uma nova obra para estimular o fim do conflito sírio.

Nesta nova versão de seu conhecido mural, a menina - desenhada em preto e branco e que carrega um balão vermelho em formato de coração - aparece com a cabeça encoberta, em alusão às meninas sírias.

A obra original se encontra há 15 anos na fachada de um edifício ao leste de Londres, mas, em breve, deverá ser removida para ser restaurada e vendida em leilão. Segundo a imprensa britânica, o valor dessa obra poderia ultrapassar o valor de US$ 812 mil.

A campanha "#WithSyria ("Com a Síria", em livre tradução) reúne quase uma centena de ONGs, como Anistia Internacional, Save the Children ou Repórteres sem Fronteiras, e reivindica o fim do "derramamento de sangue" e a assistência humanitária para todos os cidadãos sírios.

"Após três anos de violência, devemos demonstrar aos nossos líderes que não vamos abandonar o povo da Síria, que temos que trabalhar pelo fim do derramamento de sangue e para conceder ajuda a todos que necessitarem", assinala o agrupamento de ONGs no site da campanha.

"Demonstraremos a cada criança, mulher e homem envolvidos no conflito que estamos com eles, que estamos #WithSyria", acrescentam. EFE

aoz/fk

(foto)