Topo

Equador abre celebração americana de 75º aniversário da Agência EFE

04/03/2014 16h30

Quito, 4 mar (EFE).- A Agência EFE, primeira agência de notícias em língua espanhola e a quarta do mundo, abre amanhã, quarta-feira, no Equador as celebrações americanas de seu 75º aniversário com uma exposição antológica de fotos sobre os eventos cobertos por seus repórteres gráficos no mundo todo.

O ator Mario Moreno "Cantinflas", o guerrilheiro Ernesto Che Guevara e o escritor Gabriel García Márquez entre outras personalidades protagonizam algumas das imagens desta mostra, intitulada 'EFE, 75 anos em fotos', que ficará em cartaz no Centro Cultural Itchimbía de Quito.

A exposição reflete momentos ou eventos históricos, como um encontro entre Adolf Hitler e Francisco Franco em 1940, os atentados contra as Torres Gêmeas de Nova York em 2001, o devastador terremoto do Haiti em 2010 e a eleição do papa Francisco em 2013.

O Equador tem uma presença muito especial nesta seleção fotográfica, com imagens como as do presidente Rafael Correa preso no Hospital da polícia em 30 de setembro de 2010, cenas da Amazônia, do vulcão Tungurahua e testemunhos gráficos de triunfos internacionais de desportistas equatorianos, entre outras.

A exposição, que será inaugurada pelo presidente da Agência EFE, José Antonio Vera, e visitará vários países da América Latina, é um percurso histórico-jornalístico mundial que pretende mostrar a história e o trabalho desta agência multimídia espanhola, com presença no continente desde os anos 60.

A seleção de fotos, que contou com o apoio da embaixada da Espanha no Equador, faz parte do arquivo gráfico da agência, um dos mais importantes de fotojornalismo do mundo, com cerca de 15 milhões de imagens.

A iniciativa gráfica é também um reconhecimento ao papel desta empresa jornalística multimídia como vértebra da sociedade através da comunicação.

A mostra destaca o valor do trabalho - muitas vezes de alto risco - que desempenham os fotógrafos das agências internacionais, presentes em todos os grandes eventos do acontecer mundial.

EFE, 75 anos em fotos, foi patrocinada por Repsol, Banco Pichincha, Copa Airlines, Jornal El Telégrafo e o restaurante Casa Damián.

A Agência EFE conta com mais de três mil profissionais de 60 nacionalidades que trabalham em 180 cidades de 120 países e com quatro mesas de edição, em Madri, Bogotá, Cairo (árabe) e Rio de Janeiro (português).

Distribui quase três milhões de notícias por ano em diferentes suportes: texto, fotografia, áudio, vídeo e multimídia, que chegam diariamente a mais de dois milhares de veículos de comunicação no mundo.

Mais do 40% da informação internacional de agências publicada na América Latina é de EFE.

Na Espanha possui delegações nas capitais das 17 comunidades autônomas, além das cidades de Ceuta e Melilla, e subdelegações em outras cidades espanholas.